INTRODUÇÃO: A fase inicial da vida é determinante na formação da identidade, na estrutura socioafetiva e intelectual do ser humano. Por isso, é muito importante atentar para as necessidades biopsicossociais da criança. Entre aquelas que se encontram doentes, é importante que o processo de desenvolvimento não seja interrompido. Desta forma, a atividade lúdica no ambiente pediátrico é uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Sala de Espera de um Hospital Público em Belém-PA, como forma de humanizar os serviços e intervir positivamente no desenvolvimento emocional e social das crianças atendidas. OBJETIVOS: Proporcionar a criança um ambiente acolhedor durante o período em que se encontra no hospital. Contribuir no desenvolvimento biopsicossocial das crianças atendidas. Promover o atendimento humanizado por meio de educação em saúde. METODOLOGIA: A prática lúdica é desenvolvida com crianças que aguardam atendimento ambulatorial. Inclui desenhos, brincadeiras, jogos, músicas e filmes infantis. Participam do projeto 5 estagiárias de enfermagem, e o planejamento é mensal. RESULTADOS: A participação das crianças nas atividades lúdicas desenvolvidas contribui para mudanças positivas no humor proporcionando maior aceitação do tratamento, além do desenvolvimento motor, cognitivo e social. CONCLUSÃO: Através da prática lúdica desenvolvida no ambiente hospitalar é possível desmitificar a imagem de que o hospital corresponde somente a um ambiente triste e mórbido. As atividades lúdicas permitem auxiliar no tratamento e diminuir o impacto da hospitalização, pois valorizam e ajudam a suprir as necessidades dos primeiros anos de vida, atuando na promoção da saúde de forma ética e com responsabilidade social. |