Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PSIQUIATRIA: UMA PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
Autores
ITALO ARAO PEREIRA RIBEIRO (Relator)
ADRIELLY CAROLINE OLIVEIRA
MÁRCIA ASTRÊS FERNANDES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
RESUMO A formação de profissionais enfermeiros requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Nessa perspectiva, a monitoria permite que os acadêmicos façam uma melhor correlação da teoria à prática, facilitando para que os mesmos comecem a extrair suas ansiedades, angústias, temores e bloqueios, criando um espaço onde o aluno possa perguntar praticar e revisar os conteúdos preestabelecidos, tendo assim expectativas de maior confiança no ato da realização dos procedimentos, ou seja, é um processo pedagógico de formação profissional funcionando como um ensaio para a docência. Este trabalho objetivou realizar um relato de experiência sobre a monitoria realizada na disciplina de Assistência em Enfermagem Psiquiátrica, do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, ocorrida no período de fevereiro à junho de 2010 e desta forma enfatizar sua importância como instrumento de ensino-aprendizado e preparação para a docência. Para a realização deste trabalho optou-se pela técnica da análise teórica das práticas didático-pedagógicas realizadas durante o período de seis meses de monitoria voluntária na disciplina de Assistência em Enfermagem Psiquiátrica. A exploração teórica de um estudo permite ao pesquisador analisar e unir informações no intuito de trilhar seus objetivos. A monitoria, como procedimento pedagógico, tem demonstrado sua utilidade, à medida que atende às dimensões “ política, técnica, e humana da prática pedagógica ”. Tratou-se de uma atividade da qual, permitiu verificar a importância da monitoria como preparação para a docência e de como a mesma é imprescindível no auxilio da aprendizagem teórica e prática para os acadêmicos, bem como para os próprios monitores, visto ser uma atividade em que exercita-se constantemente o ensino e o aprendizado.