Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título SESSÃO EDUCATIVA: DISCUTINDO AS INTERFACES DA SEXUALIDADE ENTRE OS JOVENS DO CEDUC NA CIDADE DE CAICÓ/RN
Autores
VALÉRIA MARTHA SILVA DANTAS (Relator)
GLICÉRIO BATISTA DOS SANTOS
CRISTINY EREMITA RAMOS DE ARAÚJO
MÚCIO SILVINO DE ARAÚJO
LINDA KÁTIA OLIVEIRA SALES
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
O Centro de Educação e Cidadania (CEDUC), na cidade de Caicó/RN, é uma Instituição que abriga 26 jovens infratores do sexo masculino entre 10 a 20 anos, buscando colaborar/fortalecer a construção da cidadania e reabilitar os jovens internos. Para isso, são trabalhados cursos profissionalizantes, esportes, atendimento médico e de enfermagem. Adolescer é uma peculiar fase do ciclo de vida, onde o jovem necessita de orientação a respeito de sua vida sexual e automonia psicossocial. Conhecendo a realidade do CEDUC, temos como objetivo discutir as interfaces da Sexualidade na vida dos jovens, no espaço da disciplina Enfermagem no Processo Saúde/Doença da Criança e do Adolescente, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Este trabalho, normatizado pela ABNT, está didaticamente organizado em: I) Captação da realidade com instrumento norteador; II) Revisão bibliográfica de textos de autores que discutem a temática, entre eles, estão Anthonny Giddens (1993), Freud (1970) e Simaia Sampaio (1996); III) Realização do seminário no CEDUC. Durante a realização do seminário tivemos como público-alvo 26 adolescentes (100%), abordamos as principais DST´s, masturbação, violência sexual, homossexualismo, uso de preservativos e orgasmo. Como recursos materiais utilizamos projetor de slides, demonstrações práticas, distribuição de cartilhas educativas e dinâmicas de grupo e como recursos humanos, seguranças do CEDUC, assistente social, técnica em enfermagem, a supervisora da Instituição, docente da disciplina e discentes da graduação em Enfermagem. Percebemos os jovens bastante participativos, buscando esclarecer suas dúvidas e relatando experiências, entretanto, grande parte desconhecia a importância do uso do preservativo. Em articulação teoria-prática, identificamos que a atividade foi capaz de quebrar estereótipos que (pre)conceituam estes adolescentes, vista o vínculo estabelecido entre todos os envolvidos através do compartilhamento de relatos trazidos pelos estudantes, internos e profissionais do CEDUC. Paulo Freire (1982) afirma o papel da Educação em Saúde na autonomia e emancipação dos sujeitos frente aos seus estados saúde-doença e apontamos estudantes e profissionais de Enfermagem como atores fundamentais, considerando os espaços acadêmicos de aproximação com a realidade e a particularidade da Enfermagem em promover o cuidado, prevenção e promoção da Saúde a fim de educar para uma sexualidade saudável e segura.