Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título GRUPO EDUCACIONAL PREVINA-SE: PROMOÇÃO DA SAÚDE DE USUÁRIAS DE UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM MASTOLOGIA
Autores
EMILY NAYANA NASMAR DE MELO (Relator)
NILZA ALVES MARQUES ALMEIDA
GABRIELA RIBEIRO DE PAULA
ISABELA CRISTINE FERREIRA FERNANDES
CHISTIANE MOREIRA SOUZA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O câncer de mama representa um grave problema de saúde pública em todo o mundo, com alta incidência, morbidade, mortalidade, e custo elevado de tratamento. É o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo. Diante deste panorama, torna-se indispensável o desenvolvimento de atividades educativas direcionadas à promoção da saúde com vista a incentivar e conscientizar a mulher quanto aos hábitos saudáveis para melhoria na qualidade de vida e também para a busca de atendimento preventivo possibilitando o diagnóstico precoce do câncer de mama. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem da Liga da Mama (LM), em intervenções educativas na sala de espera do Programa de Mastologia (PM) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Metodologia: Por meio do projeto de extensão intitulado “Grupo Educacional Previna-se”, acadêmicas de enfermagem da LM desenvolveram intervenções educativas direcionadas à promoção da saúde da mulher na sala de espera do PM. As participantes foram usuárias do serviço, referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde para avaliação diagnóstica, tratamento, acompanhamento e aconselhamento. As intervenções educativas foram realizadas nas 4ª feiras do ano de 2009, durante 30 minutos, sob orientação de docentes da Faculdade de Enfermagem e supervisão das enfermeiras do serviço. O planejamento das palestras e oficinas foi realizado previamente, a partir dos temas definidos pelas usuárias do serviço, que também avaliaram cada atividade após sua finalização. Resultados: Aproximadamente vinte mulheres participaram de cada atividade, totalizando cerca de 500 participantes. Temas relacionados à saúde da mulher foram os mais solicitados por elas. As participantes avaliaram os temas abordados como pertinentes e importantes para o seu cotidiano e se apresentaram motivadas para adoção de comportamentos de promoção e de prevenção de agravos à saúde. Para a equipe da LM, as ações desenvolvidas favoreceram a interação ensino-serviço-usuária e a troca de experiências; o desenvolvimento de habilidades para falar em público, trabalhar em equipe multiprofissional e em realizar ações de promoção da saúde junto à comunidade. Conclusão: Este projeto de parceria entre ensino-serviço possibilitou desenvolvimento de estratégias direcionadas às necessidades das usuárias do PM e tem contribuído para a formação acadêmica de enfermagem direcionada ao atendimento integral e humanizado.