Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título SAÚDE E PREVENÇÃO DAS DST/AIDS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTE
Autores
FRANCISCA FRANCINEIDE ANDRADE DA SILVA (Relator)
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
GLEICIANE DA SILVA FONSECA
KARLA GARDENIA SILVA SOUZA
ROMANNINY HÉVILLYN SILVA COSTA
Modalidade Pôster
Área Autoridade, poder e cidadania
Tipo Relato de experiência

Resumo
A adolescência é uma fase da vida marcada por grandes mudanças biopsicossociais, tais como, maturação dos caracteres sexuais secundários, transformações sócias, sexuais e emocionais, inicia logo após a infância e antes da fase adulta. Nessa etapa o indivíduo busca maior autonomia, explora novos mundos com o intuito de conquistar uma independência socioeconômica e emocional dos pais, como também na elaboração da identidade pessoal e sexual. Revelando, em alguns casos, atitudes que precisam ser repensadas com relação às práticas sexuais desses jovens, uma vez que os enquadram em grupos de risco para as doenças sexualmente transmissíveis – DST/AIDS e gravidez precoce. Diante disso, percebe-se ser fundamental o desenvolvimento de atividades educativas com esse público. A educação em saúde fortalece o vínculo com os sujeitos, a comunidade e instituições representativas, portanto, ferramenta imprescindível à reorientação dos hábitos desenvolvidos pelos indivíduos a hábitos saudáveis. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estudantes de enfermagem da UFRN e da UERN, integrantes do projeto de extensão “Epidemiologia no contexto do SUS” da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/UFRN- Santa Cruz/RN ao desenvolverem uma atividade de educação sexual com adolescentes de Santa Cruz/RN. A metodologia desenvolveu-se através da captação da realidade, planejamento e por fim regência em sala com aula expositiva e dialogada. Os pontos explorados foram: o reconhecimento dos órgãos sexuais e suas transformações por parte do adolescente, o processo de fecundação, os métodos contraceptivo e algumas DSTs. Utilizaram-se recursos de multimídia, cartazes e atividades lúdicas. Participaram das atividades 20 adolescentes de 15 a 18 anos de idade, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, no mês de novembro de 2009. Observou-se que os adolescentes possuem pouco ou quase nenhum conhecimento no que diz respeito à educação sexual. Diante disto percebe-se de grande importância a criação de um espaço de diálogo entre os adolescentes, momento este que pode ser proporcionado pelo profissional de enfermagem na escola, visto que esse é um ambiente propício a disseminação de conhecimentos, contribuindo com o processo de aprendizagem, tornando-se parceiros no ato de educar e favorecendo o adolescente a tomar uma postura mais saudável e consciente da responsabilidade com sua saúde.