Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTOS DOS PORTADORES DE TUBERCULOSE SOBRE O TRATAMENTO DA DOENÇA: EVIDÊNCIAS NA LITERATURA 1999-2008
Autores
ROSINEIDE RIBEIRO DA COSTA SILVA (Relator)
ELIZABETH TEIXEIRA
VIVIANE SOUZA DE OLIVEIRA
LUANNA PAULA COIMBRA SANCHES
ANA CAROLINE GUEDES SOUZA
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A tuberculose constitui um grave problema social e econômico que mais mata jovens e adulto. Objetivo: identificar e analisar as tendências na literatura sobre o conhecimento de portadores de tuberculose a respeito do tratamento da doença. Metodologia: estudo qualitativo-descritivo, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura (RIL), recurso que favorece a inclusão das evidências científicas na prática da enfermagem voltadas à pesquisa e à assistência. Realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana em Ciência de Saúde (LILACS). Foram identificadas e analisadas 10 produções que abordavam o tema. Os aspectos analisados foram: perfil das produções e resultados em evidência. Resultados: L1 identificou-se a relevância da educação aos portadores de TB que aguardavam na sala de espera, pois a mesma é útil na melhora da adesão ao tratamento. L2 ressaltou a importância da educação interdisciplinar para a cura TB. L3 enfatizou a importância de medidas de proteção e orientação junto aos familiares dos portadores de TB abandonada e TBMR. L4 enfatizou-se a importância da implementação de ações de controle da tuberculose dentro da atenção básica. . L5 fez uma correlação com a educação em saúde, tendo como foco refletir sobre a importância da prática educativa como forma de cuidado na enfermagem em saúde pública. L6 destacou que a educação no processo saúde-doença é importante para que o paciente conclua o esquema terapêutico. L7 abordou o perfil de casos de tuberculose e os fatores associados ao abandono. A forma Pulmonar teve maior índice (75%) e TBMR com 45% dos casos. Baixo nível de informação sobre a doença e a falta do apoio familiar foram os fatores mais relevantes ao abandono. L8 destacou a importância do diagnostico precoce, para a diminuição de seqüelas. L9 ressaltou a importância das informações sobre a doença para a população, a fim de detectar um diagnóstico precoce. L10 evidenciou que o papel esclarecedor e educativo da equipe de saúde junto ao paciente é importante para diminuir o índice de abandono. Conclusões: a educação em saúde é um dispositivo a favor da qualidade do cuidado ao portador de tuberculose, para assim prevenir os casos de abandono. PALAVRAS - CHAVE: Enfermagem, Tuberculose, Educação em Saúde.