Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
NATÁLIA ASSUNÇÃO LEITE MAGALHÃES (Relator)
NATÁLIA ASSUNÇÃO LEITE MAGALHÃES
ARGINA MARIA BANDEIRA GONDIM
Modalidade Pôster
Área Ensino e pesquisa
Tipo Relato de experiência

Resumo
A formação de profissionais enfermeiros requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa; para tanto, os Cursos de Graduação em Enfermagem buscam desenvolver atividades teóricas, práticas e de estágio em Unidades de Saúde da rede hospitalar, rede básica e comunidade. O estágio é essencial para a formação do aluno, funcionando como um momento específico de sua aprendizagem, propiciando reflexão sobre a ação profissional e visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional, apoiados na supervisão enquanto processo dinâmico e criativo, tendo em vista a possibilidade da elaboração de novos conhecimentos. O trabalho teve como objetivo relatar a experiência de acadêmica de Enfermagem a partir da atuação em práticas de cuidado à saúde da família. Trata-se de um relato de experiência realizado na disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Comunidades Urbanas do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. As atividades de estágio foram desenvolvidas em um Centro de Saúde da Família (CSF) no município de Fortaleza/Ce pertencente à Secretaria Regional 1 no período de fevereiro a maio de 2010. Foram vivenciadas experiências nos setores de pré-natal, prevenção do câncer de colo uterino, acolhimento, consultas de enfermagem (diabetes, tuberculose, hipertensão arterial), formação de agentes comunitários de saúde, sala de vacinação, sala de curativos e Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico, além da participação nas reuniões de planejamento do Centro de Saúde da Família. As consultas e/ou procedimentos eram realizadas sob a supervisão da Enfermeira. Experiências extra-muros também puderam ser vivenciadas. Portanto, conclui-se que as experiências adquiridas durante o estágio supervisionado são fundamentais para a formação acadêmica dos alunos, tendo em vista que é a partir dessa prática que os acadêmicos podem compreender verdadeiramente a realidade da profissão. Os estágios também funcionam para despertar a curiosidade e o senso crítico dos alunos, possibilitando-os adquirir a vontade de aprofundar o conteúdo, afim de tornarem-se excelentes profissionais no futuro.