Anais - 13º CBCENF

Resumos

Título ASPECTOS ÉTICOS-LEGAIS DA RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE NO ENSINO E CUIDADO INTEGRAL DE ENFERMAGEM
Autores
ELAINE ANTUNES CORTEZ (Relator)
ILDA CECÍLIA MOREIRA DA SILVA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Ensino e pesquisa
Tipo Tese

Resumo
A presente pesquisa é um recorte, fruto de uma tese de doutorado proveniente do núcleo de pesquisa Gestão em Saúde e Exercício Profissional em Enfermagem – GESPEN – da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), onde, teve-se como objeto de estudo: a contribuição da gestão acadêmica participativa na ampliação do tema religiosidade e espiritualidade, como conteúdo e ação no Projeto Pedagógico Curricular (PPC) de enfermagem, tendo a integralidade como fator essencial na prática de cuidar. Porém, os objetivos deste recorte de pesquisa são: definir e conceituar religiosidade e espiritualidade; bem como refletir sobre os apectos éticos e legais concernentes ao respeito e valorização da religiosidade e espiritualidade no ensino e no cuidado de enfermagem. Quanto à metodologia, trata-se de uma reflexão teórica qualitativa. Na refelexão teórica discutiu-se sobre as definições e conceitos da religiosidade e espiritualidade, qual a influência que exercem no ensino de enfermagem e, por último, sobre o respeito e valorização da religiosidade e espiritualidade no cuidado e os aspéctos éticos e legais do exercício do Enfermeiro sob a ótica da Constituição Federal, do Código de Ética de Enfermagem e do Sistema Único de Saúde. Conclui-se que, existe dificuldade em conceituar e definir a religiosidade e espiritualidade, que pouco se discute durante a formação profissional sobre o tema. Em relação ao cuidado de enfermagem, há de se conhecer com mais propriedade o Código de Ética, a Constituição Federal e a Lei nº 8.080/90, para que o cuidado seja tanto integral e ético, quanto garanta os direitos e a autonomia dos usuários.