A busca da qualidade na prestação de serviços de saúde é uma necessidade técnica e social. Nos hospitais, essa necessidade é ratificada pelas filas, mão de obra escassa, desqualificada e insatisfeita, e recorrência de erros profissionais, tornando a assistência com qualidade um desafio. Sendo a Gestão da Qualidade uma metodologia que contribui para a melhoria desses aspectos, este estudo objetiva realizar uma revisão da literatura analisando desafios enfrentados no desenvolvimento das competências necessárias à operacionalização de um Sistema de Gestão da Qualidade Hospitalar. Trata-se, portanto, de uma revisão teórica, na qual foram analisados artigos em português e inglês, publicados no período de 2000 a 2017 em seis bancos de dados (Biblioteca Nacional de Medicina, Science Direct, Web of Science, Scopus, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde). A pesquisa resultou em 5.209 publicações, das quais 24 foram incluídas nesse estudo. Mediante análise dos artigos, foi observada a presença constante do fator subjetividade, demostrando a atenção a ser dispensada neste aspecto e o papel central que o ser humano ocupa sob a ótica de um sistema de gestão da qualidade. |