Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO E CUIDADO DO PACIENTE PORTADOR DE LESÃO POR PRESSÃO NO INTERIOR DO AMAZONAS
Autores
HYANA KAMILA FERREIRA DE OLIVEIRA (Relator)
FIRMINA HERMELINDA SALDANHA ALBUQUERQUE
GIULA FERREIRA DE OLIVEIRA
LÍGIA MENEZES DA MATA
ANTONIO SUWA MESQUITA JÚNIOR
PATRÍCIA DOS SANTOS GUIMARÃES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As lesões por pressão são um rompimento na integridade do tecido e são causadas por excessiva pressão ou ruptura de vasos sanguíneos. O aparecimento dessa lesão ocorre principalmente em pacientes como mobilidade física prejudicada. Apesar do avanço tecnológico apresentado pelas técnicas de enfermagem nos últimos anos em relação à prevenção e ao tratamento de feridas, trata-se de uma realidade que causa danos incalculáveis em termos de dor e sofrimento ao cliente além de acarretar um alto custo econômico para os serviços de saúde. Diante das complicações que podem ser causadas por lesões por pressão, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades que possam contribuir para o cuidado e processo de cura das mesmas. Os cuidadores e familiares de pacientes nestas condições encontram-se leigos de técnicas, cuidados e prevenção, e desconhecem, em sua maioria, o tratamento das lesões por pressão. Objetivo: O projeto teve como objetivo promover ações educativas aos cuidadores de pacientes portadores de lesão por pressão em uma Unidade Básica de Saúde de Coari-AM. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de projeto de extensão onde foi realizado palestras de cunho educativo aos cuidadores com enfoque na Prevenção e Educação, Estágios, Sinais de Infecção, Técnicas de curativos e Formas de Tratamento das úlceras por pressão, devendo estas ser aplicadas a todos os indivíduos vulneráveis em todos os grupos etários que estivessem em risco de desenvolver ou que já são portadores de lesões por pressão. Resultados: Os acadêmicos ministraram palestras socioeducativas que ocorreram durante um evento realizado na unidade, abrangendo cerca de 12 cuidadores. Através da ações educativas, familiares e cuidadores puderam se sentir mais aptos a cuidar com maior zelo de seus familiares fragilizados. Conclusão: A concretização desta atividade foi relevante para os acadêmicos de Enfermagem, uma vez que atividades de cunho preventivo e assistencial fazem parte de um instrumento eficaz de trabalho no decorrer da vida profissional de enfermeiros o que contribuirá para a qualidade de vida e promoção da saúde da população, além disso permite que ele tenha uma interação na comunidade em que ele está inserido, vivenciando na prática situações que antes só teria em teoria.