Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS VINCULADAS A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
NISSELI CRISTINY VILAFORTE DE MEDEIROS (Relator)
PEDRO DE BRITO PRESTES JÚNIOR
NÁDYLA MARINA FRANÇA SOUTO
MARCOS ANTÔNIO BOTELHO REBOUÇAS
ÁLEX BRUNO DOMICIANO DO CARMO
VANÊSSA AFONSO COELHO VIRGULINO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Educação em saúde engloba a participação da comunidade no contexto de suas atividades cotidianas de vida e não apenas do risco de adoecimento da sociedade. Neste contexto a Estratégia Saúde da Família (ESF) contribui com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, levando em consideração a vulnerabilidade dos estudantes e visando atendê-los em suas necessidades de saúde de forma integral. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em atividades de educação em saúde nas escolas públicas vinculadas à estratégia saúde da família e refletir sobre a real relevância de tal atividade. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem elaborado enquanto estagiários de uma IES no âmbito da estratégia saúde da família em Porto Velho-RO, levando à reflexão sobre a relevância da educação em saúde nas escolas vinculadas às unidades de saúde da família. Resultados: Entre as inúmeras necessidades de informação de crianças e adolescentes em fase escolar relacionadas à saúde, estão os temas sobre crescimento e desenvolvimento humano, reprodução, higiene pessoal, saneamento básico, entre outros. A escola representada pelos gestores e a equipe de saúde das ESF vinculadas devem intervir com o intuito de erradicar, minimizar ou controlar os problemas que impedem a população de alcançar níveis adequados de saúde, proporcionando informação adequada aos diversos temas que interferem no processo saúde-doença, sendo o seu papel primordial na sociedade. Considerações finais: Diante do exposto, é visível a importância dos gestores e equipe de saúde na preparação para o autocuidado e cuidado com o coletivo deve começar cedo na vida do indivíduo, da necessidade de uma visão holística que proporcione a população em geral serem atendidos na sua real necessidade de informação à saúde, levando em consideração o meio que está inserido e os riscos a que está exposto, do ensino primário ao superior, prevenindo agravos a saúde. Referências: MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa et al . Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 335-342, Apr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 de julho de 2017.