Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título TREINAMENTO COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM HOSPITAL EXTRAPORTE DE BELO HORIZONTE
Autores
BRENO SANTOS DE ARAÚJO (Relator)
KARINA APARECIDA VERSIANI
RENATA CRISTINA GONÇALVES CUNHA
CLÁUDIA MURTA DE OLIVEIRA
JORGE LUIZ SALIBA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: o cenário atual da saúde necessita de profissionais comprometidos e capacitados para prestarem assistência segura e de qualidade aos pacientes. Para isto, o desenvolvimento de pensamento crítico voltado à prevenção e controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) é essencial. Observa-se que a educação em saúde vem sofrendo diversas transformações ao longo dos anos, considerando que aulas teóricas e testes escritos não promovem a retenção adequada do conhecimento e aplicabilidade na prática. A simulação realística compreende uma técnica para substituir ou ampliar experiências reais e apresenta-se como uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico para que, quando um fato semelhante ocorrer em um contexto clínico real, a situação possa ser gerenciada pela equipe com êxito. Esta técnica estimula a reflexão baseada na problematização, favorecendo a integração da equipe e possibilita aos profissionais de enfermagem maior segurança e confiança para a realização dos procedimentos. Sendo assim, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), em parceria com os setores da instituição, busca implementar a simulação realística como nova metodologia de treinamento. Objetivos: desenvolver o pensamento crítico dos profissionais através da simulação realística visando à prevenção e controle de IRAS. Metodologia: foi realizada reunião entre gerência e coordenação do setor e SCIH para discussão dos problemas mais recorrentes e definição do processo a ser trabalhado. Após esta etapa, a equipe do SCIH realizou observação direta dos profissionais para identificar prováveis falhas durante a assistência à saúde. Com base nesta observação, os colaboradores foram divididos em grupos de no máximo cinco pessoas e um cenário com manequim, materiais e insumos foi montado para simulação. Resultados: durante a simulação percebeu-se que os profissionais identificaram os erros cometidos, pensaram criticamente sobre as condutas que previnem IRAS e houve maior interação entre profissionais e equipe do SCIH. Conclusão: a simulação realística permite vivenciar a teoria aplicada na prática e desenvolver pensamento crítico no profissional de saúde, contribuindo para prevenção de IRAS e assistência à saúde mais segura e de qualidade aos pacientes.