Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
JOANNA ANGÉLICA AZEVEDO DE OLIVEIRA (Relator)
JOANNA ANGÉLICA AZEVEDO DE OLIVEIRA
YASMIN BRABO DE LIMA
ROSANNE DA SILVA BRABO
SHEILA BARBOSA PARANHOS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: No transcurso de uma internação hospitalar a criança perde suas referências por estar longe de casa e de tudo que é comum em suas rotinas diárias, gerando medo e restrições, devido ao seu quadro clínico. Promover saúde não se restringe à ordem curativa e à redução do tempo de permanência no hospital, e, sim, à necessidade de se ajudar a criança a atravessar a situação de hospitalização ou de doença com mais benefícios que prejuízos. A inserção das atividades lúdicas no processo de cuidar em Enfermagem Pediátrica pode contribuir na diminuição dos efeitos estressores da hospitalização e tornar a assistência prestada consideravelmente mais humanizada. OBJETIVO: Relatar a experiência de extensionistas do projeto “A utilização do lúdico no processo de cuidar do enfermeiro em pediatria: uma prática transformadora”, acerca das ações lúdicas desenvolvidas no processo de cuidar do enfermeiro em pediatria como estratégia para a promoção da assistência. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Pará em um Hospital de referência Materno Infantil em Belém/PA. Como estratégias metodológicas foram utilizadas dinâmicas participativas e tecnologias educativas como prática adaptada à realidade infantil para envolver os participantes, buscando a adesão nas ações propostas. RESULTADOS: As crianças atendidas demonstraram no início certa inibição, uma vez que ação ali proposta fugia da rotina que elas estavam habituadas, contudo no decorrer da ação foram se inserido na dinâmica. Facilitando assim, a promoção da saúde através da prática lúdica. Tais atividades lúdicas desenvolvidas proporcionaram um novo olhar no cuidado as crianças e família hospitalizada. CONCLUSÃO: O fazer das práticas lúdicas na ótica dos acadêmicos de Enfermagem revê a formação acadêmica aplicando a humanização no processo de cuidar, com foco no ser humano em suas necessidades biopsicossociais. Assim, é possível vislumbrar a possibilidade de formar profissionais que desenvolvam o cuidado aos pacientes, não só com procedimentos técnicos, mas tendo como foco as necessidades do cliente, observando a maior participação deste no seu processo de recuperação e cura. REFERÊNCIAS: BRITO, T. R. P.; RESCK, Z. M. R.; MOREIRA, D. S.; MARQUES, S. M. As práticas lúdicas no cotidiano do cuidar em enfermagem pediátrica. Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08.