Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA NA COMUNIDADE ASSURINI
Autores
JULIANA FERNANDES DE SOUZA (Relator)
VIVIANE FERRAZ FERREIRA DE AGUIAR
LUCIANY LOPESDA SILVA
STPHANIE GRACE RODRIGUES DOS SANTOS
DRIELE CAROLINE NORONHA GOMES
ANA KELE BARBOSA PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: Vivências são importantes dispositivos que permitem aos graduandos experimentarem um novo espaço de aprendizagem no próprio cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos tanto na ética, quanto politicamente com as necessidades de saúde da população, dentro desse contexto foi realizada uma ação social com atendimento multiprofissional a população indígena. OBJETIVO: Relatar experiências vivenciadas por graduandos de enfermagem em âmbito da realidade do SUS, em uma a comunidade indígena Assuruni estimulando e aflorando o senso ético, crítico e sensível da realidade. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no período de 11 a 17 de dezembro de 2016, com 11 estudantes e 1 facilitador na comunidade indígena Assurini na cidade de Tucuruí no estado do Pará, onde foi realizada durante uma vivência pelo programa VERSUS, foram utilizadas atividades educativas referentes à promoção e prevenção da saúde, com foco na explicação sobre autocuidado, alimentação, assim como atendimento de enfermagem, fisioterapia, odontologia. RESULTADOS/DISCUSSÕES: Foram realizadas atividades educativas e atendimentos na comunidade indígena, abrangendo 58 pessoas entre adultos, mulheres, crianças e idosos. Os temas autocuidado e alimentação foram realizados a pedido da enfermeira da UBSI (Unidade Básica Saúde Indígena), ressaltando a importância de bons hábitos e de higiene assim como exames preventivos que foram trabalhados por meio de palestras, cartazes e vídeos, resultando na grande participação da população, bem como os atendimentos realizadas pela equipe fixando a didática da palestra resultando na grande participação da comunidade indígena, bem como na construção de um laço de confiança além do dialogo participativo da população. CONCLUSÃO: Por meio das atividades desenvolvidas, percebemos a importância do repasse de informações por meio da educação em saúde para população indígena no contexto do autocuidado e alimentação e prevenção.