Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A MONITORIA DE ENFERMAGEM SOBRE FERIDAS
Autores
SARA DO NASCIMENTO CAVALCANTE (Relator)
HUANA CAROLINA CÂNDIDO MORAIS
THECIA LARISSA DA SILVA RIBEIRO
GISELLY HOLANDA DA CUNHA
NAIARA BARROS NOJOSA
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Relato de experiência

Resumo
A monitoria é um método que viabiliza a troca de conhecimentos entre monitor e acadêmicos, buscando facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo estudado. Nesse contexto, decidiu-se elaborar uma estratégia educativa sobre feridas, de fácil aplicação, com estímulo ao diálogo, trabalho em equipe e maior participação dos acadêmicos. Buscou construir uma tecnologia utilizada nas monitorias sobre o tratamento de feridas do curso de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo com abordagem qualitativa; referente à construção e aplicação de um jogo com acadêmicos durante as monitorias da disciplina de Tecnologias do Processo de Cuidar de um centro universitário de Quixadá-CE, em outubro de 2016. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº 1.772.679. Inicialmente, foi realizada busca em bases de dados com os descritores ‘estratégia educativa’, ‘monitoria’ e ‘enfermagem’, nas quais não foram identificadas tecnologias condizentes com os objetivos do estudo. Assim, optamos por construir um jogo de cartas. Em seguida, criamos um plano de ensino para nortear a estratégia. O jogo explorava os tipos, fatores de risco e características das feridas; insumos para curativos e plano de cuidados de Enfermagem. Seu design foi criado no programa Corel Draw X7® com auxílio de imagens encontradas no “Google©”. Cada carta possuía 10x7 cm e foi impressa em papel couchê. O jogo era constituído por 46 cartas, dessas 7 continham imagens de feridas, 7 casos clínicos, 6 cartas com perguntas e 26 com imagens de materiais. Os participantes iam somando pontos até todas as cartas serem abordadas. A aplicação da estratégia educativa ocorreu com a participação de 20 alunos na monitoria sobre cuidados com feridas. Após a aplicação, percebeu-se que a estratégia facilitava o processo de ensino-aprendizado, proporcionando maior interação entre os alunos e momentos de discussão sobre a temática, ajudando a desenvolver o raciocínio clínico dos mesmos, possibilitando a construção de planos de cuidado para cada situação. Oferecendo assim, informações relevantes para auxiliar na prática clínica dos futuros profissionais. Muitos ao final do jogo elogiaram a estratégia. É notória a importância do uso de estratégias educativas no aumento do aprendizado, oferecendo informações técnico-científicas, a fim de facilitar a troca de conhecimentos sobre a temática e estimular o raciocínio crítico através do lúdico; tornando-se, necessário o estímulo a estas práticas.