Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título CUIDADO MATERNO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO
Autores
WANESSA CRISTINA TAVARES ARAUJO (Relator)
JULIANA DE JESUS SOUZZA
PATRICIA MÔNICA RIBEIRO
RAUL DE PAIVA SANTOS
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: Os cuidados maternos aos recém-nascidos prematuros no ambiente domiciliar demandam alterações na trajetória idealizada pela maioria das mães. No parto prematuro a nova mãe terá de vivenciar um período puerperal diferenciado, rompendo com seus projetos e desejos, ou seja, desfazendo a situação idealizada durante toda a gestação. Com o nascimento da criança, para a mulher, inicia-se o processo de adaptação psicológica à maternidade, que é intenso e permeado por importantes transformações pessoais; caracterizado pela vivência de aquisições e perdas irreversíveis nos aspectos físicos, psicológicos e sociais de sua vida. Objetivo: apresentar uma Revisão bibliográfica sobre o cuidado materno ao recém-nascido prematuro. Método: Revisão bibliográfica considerando artigos científicos, teses, dissertações, nas bases de dados LILACS; CINAHL; PubMed e BDENF. Os descritores foram Família; Prematuridade; Comportamento Materno. Selecionados os artigos disponíveis na íntegra, publicados de 2006 a 2016, em português, inglês e espanhol. Resultados: Foram encontrados 11 artigos no LILACS; 6 artigos no CINAHL; 7 artigos no PubMed; e, 2 artigos na BDENF, totalizando 26 artigos; sendo 65% em inglês. Os artigos revelaram duas categorias: Recém-nascido prematuro e suas especificidades: 1 milhão de crianças prematuras que sobrevivem podem enfrentar ao longo de seu desenvolvimento dificuldades físicas, neurológicas ou de aprendizagem, envolvendo um alto custo para suas famílias e para a sociedade. Cuidado materno ao prematuro: A alta hospitalar do prematuro ocorrerá independente das condições de moradia e competência dos pais. O bebê prematuro é uma criança considerada de alto risco e necessita, após a alta, de cuidados especiais por parte da mãe por um período prolongado, tendo em vista a melhoria no seu desenvolvimento. Conclusão: Há necessidade de padronização das ações educativo-assistenciais, reconhecendo a mãe e família do bebê prematuro como parceiros à construção de uma assistência no domicílio de maior qualidade, efetividade e resolutividade.BARROS,S.M.O. Enfermagem obstétrica e ginecológica - guia para a prática assistencial. São Paulo:Roca;2009. LEITE,M.G.et al. Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes. Psicol estud v.19, n.1, 2014. CHO,J.Y. Parental Concerns about Their Premature Infants’ Health after Discharge from the Neonatal Intensive Care Unit. Korean Journal of Pediatrics, v.55, n.8 p.272–279, 2012.