Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO CENÁRIO HOSPITALAR
Autores
DÉBIE GARLET OSMARI (Relator)
SILVANA CARLOTO ANDRES
GISELE CRISTINA MACÁRIO
DENISE ANTUNES DE AZAMBUJA ZOCHI
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: a formação profissional representa um componente importante no desenvolvimento e crescimento das instituições de saúde, que devem, além de prestar assistência, ofertar locais para a prática de educação, incentivar e fomentar a formação de recursos humanos, pesquisas e a incorporação de novas tecnologias. (BRASIL, 2013). O cenário de aprendizado e qualificação constante necessita de um serviço de educação continuada em enfermagem, o qual desempenha papel fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos profissionais dentro das instituições de saúde, entre elas a hospitalar. Objetivou-se relatar a experiência de desenvolvimento de um Programa de Educação Continuada (PEC) num hospital privado no interior do estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se como metodologia a pesquisa do tipo descritiva exploratória com informações extraídas do banco de dados do setor de Recursos Humanos, referentes ao período de 2013 a 2015. Os resultados demonstraram que após a implantação do PEC o quantitativo de funcionários treinados aumentou de 44 em 2013 para 599 em 2015. As temáticas mais abordadas foram: cuidados fundamentais de enfermagem, cuidados intensivos e biossegurança. Depois de evidenciadas melhorias na qualidade da assistência, as quais foram observadas através dos relatórios de ouvidoria e dos indicadores que apontaram para redução considerável dos acidentes com perfurocortantes e dos eventos adversos na enfermagem, foram sendo agregados outros temas como farmacovigilância, atendimento ao cliente, hotelaria, boas práticas nutricionais e incorporação de novas tecnologias. Conclusão: o PEC inicialmente instituiu uma cultura de educação em serviço, pois os profissionais foram aderindo às propostas de formação, e outros setores incorporados neste processo.