Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E O MANEJO DO ESTRESSE: OFICINAS EXPRESSIVAS COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO
Autores
BIANCA LUNA DA SILVA (Relator)
THAMIRIS VICTOR SIQUEIRA
ROSÂNE MELLO
Modalidade Pôster
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução e objetivos: No presente trabalho, priorizou-se a análise do nível de estresse de acadêmicos que fazem parte de oficinas expressivas, por considerar importante uma reflexão de como essas oficinas podem ser ferramentas para a diminuição no nível de estresse de um grupo. Os objetivos do presente trabalho são analisar os níveis de estresse entre os acadêmicos de Enfermagem que estão em campo de ensino prático ou estágio, que participam de oficinas terapêuticas e discutir a utilização das mesmas como recurso tecnológico de cuidado em enfermagem. Metodologia: O presente estudo é uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. São utilizados três instrumentos de avaliação, sendo eles: O Instrumento de Contextualização do Sujeito, a Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) e o grupo focal. Resultados e discussão – Realizada a coleta de dados a partir dos Instrumentos citados, a AEEE mostrou que o domínio que mais incomoda os participantes é o de “Formação profissional”. Quando avaliadas as falas do grupo focal, pôde-se perceber que os acadêmicos se mostraram mais estressados com os domínios “Formação profissional” e “Ambiente”, após análise, esses domínios foram divididos em temas, os principais sendo “Insegurança” e “ Medo do erro”. Essa análise temática permitiu dar um caráter mais fidedigno a pesquisa, já que os estudantes puderam verbalizar sobre o que os incomodava. Conclusão: Por meio deste estudo, conseguimos identificar alguns dos principais problemas que afligem os acadêmicos da graduação em Enfermagem e a importância das oficinas expressivas no controle do nível de estresse dos mesmos.