Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título ATIVIDADE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autores
CAREM SCARLET CORREA MACIEL (Relator)
MAX MULLER FERREIRA TAVARES
TAMIRES DE NAZARÉ SOARES
FRANCISCO SOARES DE AMORIM NETO
RAELY RODRIGUES DE AMORIM021
IARA DO NASCIMENTO PANTOJA
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais, constitui um importante problema de saúde pública, além de ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. As atividades práticas é um componente curricular de execução obrigatória no curso de enfermagem que favorece aos discentes a oportunidade de realizar atividades diversas voltadas para o ambiente hospitalar e atenção básica. Objetivo: Relatar a experiência de graduandos de Enfermagem na construção de práticas educativas sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) realizadas com usuários de uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências e percepções enquanto acadêmicos de enfermagem a partir de atividades desenvolvidos na Unidade Básica de Saúde Jorge Netto da Costa no município de Capanema, nordeste paraense, na semana do controle de hipertensão arterial no período de 24 a 28 de abril de 2017 Resultado e Discussão: As atividades consistiram em discussões por meio de rodas de conversa, vídeos e palestras acerca do tema, tornando-se um espaço de discussão, orientação e construção de conhecimento. Neste contexto os usuários demonstraram grande interesse sobre a temática, manifestando através da interação com a equipe, por meio de dúvidas e dos relatos vivenciados, delineando um espaço de troca de experiência e informações. Conclusão: Além do conhecimento e informação que é repassados para os usuários, constatou-se uma vivência de fundamental importância para a construção profissional, pois as educações em saúde proporcionam não só um crescimento pessoal para nós como graduandos, como também auxiliam no desenvolvimento do senso crítico, e contribui significativamente para nossa formação como enfermeiro.