Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
Autores
ANDRESSA DA SILVA MELO (Relator)
LAÍS MONTENEGRO LIMA
JOZEMAR DE BARROS SIMPLÍCIO SILVA
ARLENE VALÉRIA DO NASCIMENTO
Modalidade Pôster
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O grupo de planejamento familiar constitui-se em uma estratégia metodológica em saúde, uma vez que possibilita o desenvolvimento de ações em educação em saúde que se baseiam no exercício dos direitos dos cidadãos, na sua autonomia e liberdade de escolha. Nesse sentido, a abordagem da sexualidade e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) permeia não somente o acesso à informação em níveis de conhecimento a cerca da promoção da saúde e da prevenção de doenças, mas inclui o desenvolvimento no indivíduo e no grupo a análise crítica da própria realidade. OBJETIVOS: Descrever a experiência dos acadêmicos de enfermagem quanto a ação de educação em saúde voltada à sexualidade e prevenção de IST’s. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, baseado em uma ação educativa realizada durante um encontro do grupo de planejamento familiar na Unidade de Saúde da Família Elza Borges Pereira, São Gonçalo - RJ. Foram utilizadas metodologias ativas, com enfoque a troca de experiências, exposição de dúvidas, aconselhamento e acolhimento das dificuldades, ultrapassando o caráter meramente informativo e buscando a reflexão de questões fundamentais à saúde. Articulou-se as estratégias para obter um levantamento dos conhecimentos, práticas e a atitudes referentes a sexo, sexualidade e medidas de prevenção das IST’s através da aplicação de um questionário. RESULTADOS: A partir dos dados coletados na aplicação do questionário e na escuta atenta as colocações feitas durante as conversas em grupo e troca de experiências, foi possível observar a falta de conhecimento quanto a aspectos necessários para promoção da saúde sexual. O desconhecimento do próprio corpo, da sintomatologia das principais IST’s e o estigma e preconceito sobre questões sobre sexualidade e gênero mostraram-se notórios. Destacam-se também a posição passiva e ineficaz na tomada de decisões em prol da saúde. CONCLUSÃO: As metodologias usadas possibilitaram a percepção do conhecimento dos participantes a cerca das questões relacionadas à saúde sexual, além de evidenciarem uma necessidade latente de aprendizagem e empoderamento dos sujeitos, ampliando seus conhecimentos e estimulando-os a mudanças de comportamentos relativos à sexualidade e a prevenção de patologias advindas das relações sexuais desprotegidas.REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.