Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título O ENSINO DA LIDERANÇA: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ENFEMAGEM
Autores
MAGDA FERREIRA CERQUEIRA (Relator)
VANESSA DA ROCHA BOAVENTURA
PAULA LUIZA SANTOS DA HORA
EDLANEISE DA SILVA SANTANA
VANESKA BRITO FERREIRA
SIMONE COELHO AMESTOY
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: a liderança é uma competência profissional intrínseca ao trabalho da(o) enfermeira(o), capaz de auxiliar no processo de tomada de decisões, no gerenciamento de conflitos, na coordenação da equipe e no planejamento do cuidado. Desta forma, apresenta-se como um fator facilitador de suas atividades de gerenciamento da instituição, da equipe de enfermagem e da assistência ao paciente. Permite assim oportunizar, potencializar e qualificar a assistência disponibilizada nos serviços de saúde e está diretamente relacionada a organização, confiança e direcionamento da equipe. OBJETIVOS: objetivou-se conhecer o entendimento dos discentes de enfermagem sobre o ensino da liderança. MÉTODOS: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo e exploratório, no qual participaram 40 discentes matriculados regularmente no curso de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino federal localizada no estado da Bahia, sendo dois representantes de cada semestre. A coleta ocorreu de junho a setembro de 2016, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, cujas informações foram analisadas conforme análise temática. O estudo tem aprovação do Comitê de Ética, sob o protocolo de número 1.479.217. RESULTADOS: os discentes associam liderança à coordenação, gerenciamento e trabalho em grupo, apontando que para isto é necessário manter boas relações interpessoais, escuta qualificada, respeito, conhecimento e próatividade. Revelam que há uma carência no ensino da liderança e que este tema é pouco abordado durante a graduação. No entanto, os participantes acreditam que certas atividades podem potencializar o ensino da liderança, tais como: trabalhos em grupos, seminários integrados, discussão de casos problema. Quanto as estratégias, os discentes sugerem a abordagem da temática de forma transversal na graduação e/ou a disponibilização de componente optativo sobre a temática. CONCLUSÕES: com a elaboração deste trabalho foi possível conhecer o entendimento dos estudantes de enfermagem sobre liderança e ressaltar que há necessidade de reforçar as discussões acerca do assunto na graduação. O ensino da liderança tem um papel fundamental na formação dos estudantes, visto que é uma competência profissional imprescindível para o enfermeiro.