Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA ESTRATÉGIA PARA FORTALECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Autores
BRUNA MELO AMADOR (Relator)
AURIMERY GOMES CHERMONT
PAULA GABRIELLE GOMES CANDIDO
NAJARA PAIVA DOS SANTOS
SUELEN TRINDADE CORREA
KAMYLLY REINA CARNEIRO DE MENDONÇA
Modalidade Comunicação coordenada
Área Políticas Sociais, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação Permanente/continuada para profissionais que atua no sistema único de saúde (SUS) é uma estratégia para melhorar a formação e, consequentemente, fortalecer o SUS, possibilitando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento das instituições. A educação permanente tem como diretriz a valorização do trabalhador e o trabalho em saúde, assim como fomentar práticas educacionais em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipes multiprofissionais, promovendo o aprendizado por meio da adoção de metodologias ativas e críticas que favorece a autonomia e a corresponsabilização do processo de trabalho. Desta forma, é de suma importância que os profissionais de saúde que atua com neonato tenham conhecimentos específicos prevenção e promoção da saúde, exames de triagem neonatal e doença que são diagnosticadas nessa fase da vida. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada por enfermeiras durante ação de capacitação da equipe de uma estratégia de saúde da família (ESF). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo realizado por enfermeiras vinculadas a secretaria municipal de saúde e ao programa de residência multiprofissional da Universidade Federal do Pará – UFPA, a partir da vivencia na Atenção Básica, a ação aconteceu devido à necessidade de capacitação da equipe de uma ESF, a temática foi Anemia falciforme, sendo escolhida a partir da percepção da deficiência dos profissionais em conhecer a patologia. Treinamento foi desenvolvido pela residente em conjunto com a enfermeira. Teve com público os profissionais da equipe, sendo estes, agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem e médica. Utilizou-se de matérias didáticos, como slides e “Hemácias de papel” para demonstrar a forma saudável e a forma de foice, para facilitar a compreensão de todos. RESULTADOS: A Atenção Básica efetua diversas atividades voltadas para prevenção, promoção e recuperação da saúde. Para que essas ações sejam desenvolvidas com máximo de eficiência e eficaz é precisa que os profissionais estejam capacitados pra a tal atuação. Atividade foi realizada na própria unidade de saúde, os profissionais participantes estiveram sentados em forma de círculos. Primeiramente foi abordada a doenças, causas, diagnóstico, tratamentos e complicações, pode se perceber uma interação da equipe em discussão sobre a temática, relatando situações já vividas, teve diversos questionamentos e participação.