Anais - 20º CBCENF

Resumos

Título TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE ÍNDICE GLICÊMICO PARA ORIENTAR PESSOAS COM DIABETES FUNDAMENTADA EM KING
Autores
GLEUDSON ALVES XAVIER (Relator)
MARIA VILANI CAVALCANTE GUEDES
Modalidade Comunicação coordenada
Área Cuidado, Tecnologia e Inovação
Tipo Dissertação

Resumo
Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que tem relação com o estilo de vida adotado que, por vezes, está permeado pela adoção de hábitos insalubres. Pessoas nestas condições necessitam de tratamento contínuo e incorporar conhecimentos que contribuam para modificações de hábitos de vida. O enfermeiro tem participação efetiva nesse processo de mudanças e para fundamentar suas atividades, pode lançar mão da teoria do alcance de metas de King. Assim objetivou-se estabelecer metas dietéticas com pessoas diabéticas e cardiopatas em relação ao consumo de alimentos, com base nos seus índices glicêmicos, por meio da construção e utilização de uma tecnologia educativa denominada “balança de índice glicêmico”. Trata-se de estudo quase experimental, realizado de julho a dezembro de 2015, com 45 pacientes, acompanhados mensalmente em consultas de enfermagem. Inicialmente, mensurou-se as variáveis basais comportamentais, clínicas e sociodemográficas; em seguida desenvolveu-se a intervenção educativa demonstrando o índice glicêmico comparativa de alimentos ricos em carboidratos, hortaliças e frutas. Estabeleceu-se metas em acordo com os participantes, as quais foram reavaliadas mensalmente nos retornos; no sexto mês realizou-se a avaliação final dos desfechos. Os achados foram agrupados em tabelas e gráficos, cruzados e analisados por meio de estatística descritiva e analítica. Por meio das metas traçadas pela díade enfermeiro-paciente, 18,1% dos pacientes obesos reduziram IMC, 12,1% dos pacientes masculinos da amostra reduziram a circunferência abdominal para os parâmetros de normalidade, houve acréscimo de 22,2% ao total de pacientes normoglicêmicos, com redução da glicemia para índices inferiores a 130 mg/dl. Resultados certamente derivados da redução do peso dos pacientes. Concluiu-se que hábitos de vida podem ser modificados a partir da transação enfermeiro-paciente já que, das metas traçadas obtivemos 60% de êxito. A formação de consciência crítica e reflexiva sobre a denominação de saúde corrobora com o acréscimo da disposição para a mudança de hábitos de vida. Os pressupostos de Imogene King, como referencial teórico, foram utilizados como estrutura básica de todo o processo de educação em saúde, possibilitando a construção das metas e transações das quais a maior parte foram alcançadas.