Anais - 14º CBCENF

Apresentação dos palestrantes

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM JUNTO A POPULAÇÕES INDÍGENAS: POSSIBILIDADES E LIMITES
Ananias Noronha Filho
Enfermeiro. Doutorando em Políticas Públicas/UFMA. Professor do Instituto Federal de Roraima


CUIDADO SOLIDÁRIO EXPERIÊNCIA DO COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE - O terceiro setor e a saúde

Paula Baena
Coordenação de Relações Institucionais do Hospital Pequeno Príncipe. onselheira do CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba).


EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA NECESSIDADE

Carla Aparecida Spagnol
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Profa. Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.


TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA O CUIDADO EM ENFERMAGEM: chuveiro portátil para banho de leito e óculos descartável para proteção biológica.

Leila Maria Mansano Sarquis(1), Caroline Vieira Claudio(2) e Louise Aracema Scussiato(3)
(1)Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de Saúde do Adulto. Doutora em Enfermagem; Vice-lider e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA). (2)Acadêmica da graduação de Enfermagem da UFPR, bolsista Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) e membro do GEMSA. (3)Enfermeira, Mestranda de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós Graduação de  Enfermagem PPGENF, bolsista do PPGENF, REUNI e membro do GEMSA..


IDEIAS EMPREENDEDORAS QUE DERAM CERTO: ÁREA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR(HOME CARE)

Luiza Watanabe Dal Ben
Doutora em Enfermagem e Mestre pela Escola de Enfermagem da USP, Presidente da Dal Ben Home Care, responsável pelo Departamento de Assistência Contínua do SINDHOSP e do Núcleo de Assistência Domiciliar da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP-Polo São Paulo. Membro do GEPAV-SE  e do GEPAG – UNIFESP.


CUIDADO SOLIDÁRIO EXPERIÊNCIA DO COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE  - A formação e a assistência de enfermagem

Ivete Palmira Sanson Zagonel
Enfermeira. Diretora Acadêmica da Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Enfermagem (NEPEE).


TÉCNICA DO COTOVELO PARA APOIO À AMAMENTAÇÃO

Edinael Marciano
Enfermeiro.


DIRETRIZES PARA A REFORMULAÇÃO DA SERINGA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Adriana Romão
Professora. Coordenadora do Curso de Enfermagem- FAG. Líder da Linha de Pesquisa: O Processo do cuidado em Enfermagem: Teorias e Tecnologias..


O TERCEIRO SETOR E A ENFERMAGEM

Marco Antonio de Moraes
Doutor e Mestre em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Recursos Humanos em Saúde. Diretor Técnico de Saúde e Enfermeiro Epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Diretor Técnico e Coordenador do Grupo de Enfermeiros do Trabalho da Área Hospitalar da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho – ANENT, Professor de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho do Centro Universitário São Camilo e CEEN da PUC-Goiás.


O TRABALHO INCLUSIVO NA SAÚDE E ENFERMAGEM - Encarcerados

Eveline Franco da Silva
Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Substituta do Departamento Materno-Infantil da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul/RS.


TOMADA DE DECISÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NA SITUAÇÃO DE FINAL DE VIDA

Maria Cristina Paganini
Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutoranda EEUSP. Diretora da Aben-Pr. Membro do ICNE.