Anais - 14º CBCENF

Cursos

9/8/2011

AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Curso

9h às 13h

COMO PRODUZIR UM ARTIGO CIENTÍFICO

Ementa: A arte de escrever um artigo para publicar. Tipos de artigo. Como elaborar as partes de um artigo. Cuidados para transformar relatórios de pesquisa e trabalhos finais de curso em artigos. A escolha do periódico para publicar o artigo. As questões éticas para publicação.

 

Facilitadora: MARILUCI ALVES MAFTUM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem (DENF) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFPR. Vice-Coordenadora do PPGENF. Vice-Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem (NEPECHE). Pesquisadora de Bolsa Produtividade pelo Cnpq.

 

Curso

14h às 17h

QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA: oficina de cuidado

Ementa: Conceitos e aplicações do cuidado ao cuidador. Estratégias de enfrentamento para superação das dificuldades do trabalho na enfermagem.

 

Facilitadora: REGINA GEMA SANTINI COSTENARO

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta no curso de enfermagem - UNIFRA - Santa Maria-RS. Enfermeira Assistencial na UTIRN-HUSM/UFSM - Santa Maria-RS. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde - GIPES.

 

 

AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h às 17h

Curso

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Ementa: Diferentes concepções acerca do conceito de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), aspectos legais que dão sustentação à SAE, fases do processo de enfermagem. Os requisitos para a implantação da SAE nos diferentes níveis de atenção a saúde e os desafios para sua implantação.

 

Facilitadora: MARIA DO ROZÁRIO DE FÁTIMA BORGES SAMPAIO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Adjunto aposentada da Universidade Federal do Piauí. Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem. Conselheira Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí

 

 

10/8/2011

AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO I

Curso

9h às 17h

ATUALIZAÇÕES NO CUIDADO COM FERIDAS COMPLEXAS

Ementa: Informação geral sobre a Anatomia e fisiologia da pele. Técnicas para realização de prevenção e tratamento de feridas e suas coberturas como no mercado nacional.

 

Facilitadora: MARA BLANCK

Enfermeira. Especialista em Úlceras por Pressão e Feridas Crônicas pelo Gneuapp - Espanha. Coordenadora da Pós Graduação Lato Sensu em Enfermagem Dermatológica -Assistência ao Portador em Lesões Cutâneas da Universidade Gama Filho- RJ. Diretora Técnica da 3B Saúde - Educação. Membro do Grupo Ice - Investigação Científica em Enfermagem - Universidade Madeira - Portugal. Vice - Presidente da Associação de Estudos em Controle de Infecção Hospitalar do Rio de Janeiro - AECIERJ. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SobenfeE. Presidente da Sociedad Iberolatinaamericana em Úlceras y Héridas.

 

AUDITÓRIO BOSQUE DO ALEMÃO II

9h às 17h

Curso

SUPORTE BÁSICO DE VIDA - urgência e emergência como política pública

Ementa: Noções teóricas. Práticas de acolhimento, avaliação e atendimento do suporte básico de vida, gestão do cuidado e implicações éticas.

 

Facilitador: SERGIO DIAS MARTUCHI

Enfermeiro. Professor Responsável pelas Disciplinas de Especializaçãoo em Emergência da Faculdade Santa Barbara - Tautã­/SP. Coordenador Assistencial do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M'Boi Mirim - SP. Enfermeiro de Treinamento do GRAU Resgate 193 - Grupo de Resgate e Atenção às Urgências - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Presidente do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência - COBEEM.