Anais - 14º CBCENF

Palavra do Presidente do COFEN

Os Conselhos Brasileiros de Enfermagem promoveram mais um congresso visando propiciar aos profissionais da enfermagem brasileira o que de melhor vem sendo debatido, produzido e estudado na área de atuação e as afins.

O 14º CBCENF, que ocorreu entre os dias 8 a 11 de agosto, na cidade de Curitiba (PR), teve como eixo principal 'A DIMENSÃO SOCIAL DA ENFERMAGEM: PARA ALÉM DOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO'.

Os temas definidos como fio condutor das discussão são: A Enfermagem e o Terceiro Setor; Ética e Legislação em Enfermagem e Empreendedorismo.

O congresso, reformulado pelo atual plenário do COFEN, se consolidou como o maior evento científico da área: com palestras, conferências, encontros setoriais e, em especial, apresentação de trabalhos com a produção científica dos profissionais da enfermagem brasileira.

Foi um evento preparado para receber cinco mil participantes inscritos e dezenas de outros convidados. Nas três últimas edições toda programação anunciada foi fielmente cumprida demonstrando seu caráter científico. Algumas delas superaram as expectativas, a exemplo da concorrida palestra dada ano passado em Natal pelo escritor Leonardo Boff.

Desta vez, em Curitiba, não foi diferente. A Comissão Organizadora e a Comissão Científica não mediram esforços para cumprir rigorosamente aquilo que o plenário da Cofen determinou para que o 14º CBCENF conseguisse repetir o sucesso dos três anteriores, melhorando ainda mais toda infraestrutura para acolher os participantes com a dignidade merecida.

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, anfitrião do evento, também não economizou esforços para ajudar na organização de um grande congresso. Uma cidade que dispensa apresentação e comentários pela bela história de seu povo e pela boa qualidade de vida oferecida a todos que nela vive ou visita.

Além da programação científica, no 14º CBCENF houve uma cultural também aguardando cada participante.

Programamos várias atividades de lazer e entretenimento para propiciar aos congressistas momentos justos de descontração e alegria.

Este congresso estava anteriormente definido para acontecer na cidade do Rio de Janeiro, mas, infelizmente, problemas de ordem estrutural obrigou o Cofen mudá-lo para Curitiba.

Agradecemos os esforços feitos pelos colegas dirigentes do Coren-RJ, em especial ao seu plenário, para que o 14º CBCENF fosse realizado na capital carioca.

Agradecemos ainda a compreensão deste Coren pela mudança que fomos obrigados a promover que, como ficou explicado, ocorreu por razões alheios a nossa vontade. Não faltarão as oportunidades para que o CBCENF retorno ao Rio de Janeiro. Uma cidade que não necessita apresentação.

Finalmente, tivemos um encontro marcado, entre os dias 8 e 11 de agosto, em Curitiba, no Centro de Convenção EXPOTRADE onde discutimos as pautas políticas de interesses da enfermagem brasileira e debatemos os principais temas que afetam a profissão, além de termos conhecido quais os trabalhos que estavam sendo produzidos pelos colegas de profissão.

Um abraço fraterno.

Manoel Carlos Neri Silva
Presidente do COFEN