Anais - 14º CBCENF

Apresentação da Comissão Científica

O CBCENF encontra-se em sua 14ª edição e vem se caracterizando como o maior evento de enfermagem do Brasil. Cada vez mais atrai profissionais e estudantes ávidos por apresentarem seus estudos, e oferece espaço para a apresentação de trabalhos tanto de iniciação científica quanto de pesquisa, revisão de literatura, reflexão, atualização, relato de experiência, incluindo, nessa edição, prêmios para melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Nesta edição foram oferecidas 7.000 vagas e teve como tema central "A DIMENSÃO SOCIAL DA ENFERMAGEM: para além dos setores público e privado", do qual derivam os eixos temáticos "a enfermagem e o terceiro setor", "ética e legislação em enfermagem" e "empreendedorismo", que nortearam discussões científicas em torno de assuntos afetos à enfermagem atual. Além disso, foi um espaço de confraternização, onde foi compartilhado o conhecimento e a cultura de cada canto do Brasil.

Pensando nos problemas do mundo atual como a pobreza, violência entre outros, e considerando que a enfermagem tem um compromisso com a sociedade, foi discutida a inserção da profissão no Terceiro Setor, que é um espaço no qual se combate tais problemas.

Essas questões já vinham trazendo inquietações aos membros da Comissão Científica, que ansiavam por trazer ao Congresso debates que pudessem transpor os muros das organizações públicas e privadas, já amplamente discutidas em Congressos anteriores.

Foram submetidos à avaliação 998 trabalhos que, após análise da Comissão Científica, 885 foram aceitos para apresentação. Desses, 483 estão relacionados ao eixo temático a enfermagem e o terceiro setor, 263 ao eixo temático ética e legislação em enfermagem e 139 ao eixo empreendedorismo. sendo que 153 foram apresentados em forma de Comunicação Coordenada e 732 em forma de Pôster. Além disso, 38 concorreram a prêmio. Quanto à qualidade, considerando as edições anteriores, é indiscutível que vem melhorando a cada ano. Ressalta-se que a academia tem grande responsabilidade na formação do enfermeiro pesquisador e, assim, deverá tratar desse assunto em sua grade curricular.

Esperamos, dessa forma, estar contribuindo para o avanço da Enfermagem Brasileira.

Dra. RITA DE CÁSSIA CHAMMA

Coordenadora da Comissão Científica