Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DOS CORRETOS HÁBITOS DE HIGIENE NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES EM CRIANÇAS
Autores
PAULO HENRIQUE ELY (Relator)
THAIS JOSGRILBERG PEREIRA
MARCOS FERREIRA DA COSTA
BRUNA CAROLINA CHANFRIN DA SILVA
FRANCIELLY FERREIRA BALESTRIN
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: As crianças têm fundamental importância no ciclo biológico das parasitoses intestinais, já que são as principais atingidas, devido ao desconhecimento das medidas profiláticas e hábitos de higiene inadequados. Os parasitas são vermes ou protozoários que se alojam no organismo, se alimentam de sangue ou do conteúdo intestinal e causam uma série de prejuízos, às vezes irremediáveis. Pensando nisso, vimos a necessidade de trabalhar o assunto com 40 crianças de 4 e 5 anos de uma escola da cidade de Dourados/MS, onde se ensinou os principais cuidados para a prevenção da doença, agindo de forma divertida e humanizada. Objetivos: Desenvolver atividades educacionais com enfoque na promoção de saúde, tendo como base a profilaxia das parasitoses e a conscientização dos corretos hábitos de higiene pessoal, doméstico e com os alimentos. Metodologia: Utilizou-se atividades lúdico-educativas para maior compreensão e fixação da importância do tema abordado, onde houve explicações em cartazes, cantigas infantis, lavagem das mãos e oferecemos frutas pintadas com tinta hidrossolúvel, em que as crianças tiveram que fazer a higienização das mesmas para o seu consumo. Resultados: Os resultados identificados foram satisfatórios, pois procedeu-se no atendimento das crianças, proporcionando a chance de aprender brincando. Conforme se desenvolvia a apresentação dos cartazes, elas associavam as figuras a fatos vivenciados em seu dia-a-dia. Notou-se através desta proposta que muito pode ser feito com ações criativas e de baixo custo. Conclusão: Conclui-se que através de ações simples e divertidas, há possibilidade de levar conhecimento para as crianças, em que elas vão atuar como multiplicadores das informações recebidas.