Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título ESTÁGIO REGIONAL INTERPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Autores
CARLA BRAZ EVANGELISTA (Relator)
AMANDA MARITSA DE MAGALHÃES OLIVEIRA
MARIA IZABEL GONÇALVES DE ALENCAR FREIRE
TEREZA CARMEM OLIVEIRA DO NASCIMENTO
CIZONE CARNEIRO ACIOLY FELIPE
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Para concluir o curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba é obrigatório passar pelo Estágio Supervisionado Curricular (ESC), segundo o Art. 1° da resolução 03/96 do CONSEPE. De acordo com parágrafo 2°, do mesmo Artigo, o Estágio Regional Interprofissional (ERIP) deve estar obrigatoriamente incluído na programação do ESC. O ERIP é realizado durante o ESC I, com a carga horária de 160 horas e tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de articular a teoria à prática, contribuindo para o desenvolvimento da formação profissional dos mesmos. Tal estágio proporciona para os acadêmicos, a vivência da realidade cotidiana do serviço público de saúde em municípios distintos, com base nas ações multidisciplinares de prevenção e promoção da saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de estudantes do curso enfermagem, desenvolvido durante o Estágio Regional Interprofissional, na cidade de Belém-PB, durante o período de 28 de Março a 22 de Abril de 2011. Objetivos: discorrer sobre nossas vivencias durante o ERIP na cidade de Belém-PB. Resultados: Em nossas vivências realizamos atividades individuais e coletivas. No que concerne às atividades individuais, foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município: consulta de enfermagem, pré-natal, hiperdia, sala de espera, exame citopatológico e preventivo de câncer de mama, planejamento familiar, imunização, Programa de Saúde na Escola e puericultura. Em relação às atividades coletivas foram realizadas visitas domiciliares, além de atividades de educação em saúde nas escolas, na rádio comunitária, no abrigo e no Centro de Atenção Psicossocial da Cidade. O desenvolvimento de palestras sobre os mais variados temas e dinâmicas visou à promoção da saúde e a prevenção de doenças. Estas atividades nos proporcionaram um grande crescimento como futuros profissionais. Conclusão: O ERIP traz para o estudante de enfermagem, um maior conhecimento e segurança na realização das atividades específicas e proporciona a vivência com estudantes de outros cursos da área da saúde, possibilitando a troca de conhecimento e a experiência de trabalhar em equipe e dessa maneira atendendo o paciente de forma holística e integral, o que contribui para nossa formação profissional e para a melhora da qualidade de vida da população.