Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título IMPLICAÇÕES DA ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
NATHÁLIA HENRIQUE MARTINS (Relator)
GISELLE VIANA MIRALHES
SHIMMENES KAMACAEL PEREIRA
GRAZIELE RIBEIRO BITENCOURT
ROSIMERE FERREIRA SANTANA
Modalidade Pôster
Área Empreendedorismo
Tipo Pesquisa

Resumo
INTRODUÇÃO: O processo de aprendizado do saber-fazer em enfermagem perioperatória deve ser pautado no Principio da Transposição (Translating Evidence in Nursing Practice). Com tal finalidade, deve-se utilizar de uma abordagem crítica-reflexiva tanto no cenário teórico quanto no ensino teórico-prático agregando conhecimentos e habilidades clinicas. No ensino, esta metodologia potencializa a formação profissional de enfermeiros críticos-reflexivos voltado a uma prática eficiente e eficaz. OBJETIVOS: Identificar os diagnósticos de enfermagem, encontrados no perioperatório, nos estudos de caso realizados pelos alunos de 5º período em 2008 e 2009; Analisar as acurácia diagnóstica nos estudos de caso abordados e analisar o processo de ensino-aprendizagem da sistematização assistência de enfermagem cirúrgica por meio da elaboração de ensaios clínicos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-exploratório retrospectivo, cuja amostra compreende 39 estudos de caso desenvolvidos por alunos egressos da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso II. Os dados foram obtidos através da análise dos estudos de caso. Após o levantamento os dados foram analisados de forma estatística simples e inferencial. RESULTADOS: Os alunos ao passarem pelo ensino teórico-prático nos ambientes de clínica cirúrgica e centro cirúrgico eram solicitados a desenvolverem um estudo de caso sobre o paciente que acompanharam com orientação quanto ao processo de enfermagem no período perioperatório. Neste contexto temos na fase pré-operatória a seguinte incidência dos diagnósticos: Ansiedade, Risco de Infecção, Déficit de conhecimento, entre outros. CONCLUSÃO: A elaboração de estudos de caso favorece o ensino da linguagem diagnóstica e estimula o raciocínio clínico dos acadêmicos envolvidos e à pesquisa, já que auxilia na avaliação da aprendizagem do aluno por meio da análise da acurácia diagnóstica. Ademais, beneficia a prática de enfermagem, pois requer uma revisão ampliada do cliente como ser biopsicossocial, além da estimular padronização e compreensão da linguagem da Taxonomia Nanda.