Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO POR DISCENTES DE ENFERMAGEM NEONATAL
Autores
SARA RAQUEL FERREIRA MONTEIRO (Relator)
IRISMAR KARLA SARMENTO DE PAIVA
FABIANNE FERREIRA COSTA
AMELINA DE BRITO BELCHIOR
CAMYLLA MOUTA DE ANDRADE
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução. A educação em saúde denota uma atividade que visa à reflexão crítica do indivíduo acerca das ações por ele desenvolvidas, de modo que promovam hábitos cotidianos favoráveis à saúde. Tendo o enfermeiro à responsabilidade social de contribuir na promoção de saúde através de ações educativas. Preocupados com as estratégias e instrumentos passíveis de uso nas atividades de Educação em Saúde, dirigidas às gestantes e ao recém-nascido, elaboramos um material educativo direcionado a este grupo, estimulando a participação efetiva dos futuros profissionais de saúde desde o início da construção do instrumento até sua utilização. Objetivo: Descrever a experiência da produção de material educativo por discentes da disciplina de Neonatologia em Enfermagem, como estratégia no processo ensino-aprendizagem, realizado em Aracati-CE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência docente, desenvolvido por 42 discentes do 7º período do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe, realizado em abril/2011, abordando cuidados preventivos neonatais e riscos gestacionais. Para tanto foi solicitado aos discentes à confecção de material didático-educacional, por meio de leituras prévias sobre os temas: aleitamento materno; higiene corporal do recém-nascido; triagem neonatal; teste do pezinho; riscos gestacionais e principais reflexos do desenvolvimento neonatal, enfatizando sua importância para a prática de enfermagem. Resultados: Os conhecimentos adquiridos pelos discentes foram transformados em linguagem visual e escrita e submetidos à avaliação docente, a partir daí elaboraram-se cinco cartilhas educativas e dois folders, tendo como principal característica uma linguagem acessível a todas as camadas sociais e resultando na impressão gráfica do material revisado e socialização em sala de aula. Conclusão: Observou-se que a estratégia avaliativa empregada estimulou a aprendizagem discente, especialmente pelo fato de poder ser utilizada para facilitar a comunicação profissional-paciente, bem como proporcionar uma contribuição acadêmica para os serviços de saúde materno-infantil, demonstrando a relevância da educação em saúde para os futuros enfermeiros assim como sua utilização para aprendizagem da temática.