Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título O PERFIL DO CLIENTE COM ESTOMA FRENTE À MUDANÇA CORPORAL E SOCIAL
Autores
DANIELA APARECIDA DE ALMEIDA RIBEIRO (Relator)
SARA RODRIGUES ROSADO
PROF. DR. ELIZA MARIA REZENDE DÁZIO
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: O conceito de corpo perfeito é fundamental na sociedade atual, sendo alimentado pela mídia que cultua a beleza, o belo, estabelecendo a busca incansável pelo corpo ideal. Os clientes com estoma, ou seja, indivíduos que devido alguma doença ou acidente, tiveram seu corpo modificado em decorrência da criação de uma abertura cirúrgica entre a pele e um órgão formando uma boca que fica em contato com o meio externo para administração de dietas, eliminações, secreções, fezes, ou urina1 sofrem com a alteração corporal. As reações apresentadas pelos clientes que têm um estoma confeccionado são variadas, o recém-operado prefere a morte ao estoma. Nesse sentido, nota-se que a maioria deles, após a realização do estoma, vivencia os estágios emocionais de negação, ira, barganha, depressão e aceitação2. Objetivos: Descrever as reações e as sensações dos clientes com estomas frente às mudanças corporais e sociais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que faz um levantamento na literatura nacional e internacional sobre o perfil dos clientes com estomas, descrendo suas principais reações e sensações frente às mudanças corporais e sociais. Resultados: Além das dificuldades emocionais, o estoma promove uma série de alterações físicas que prejudicam o convívio social. Ganha destaque as colostomias, presença de um orifício no abdome, pela qual passam a eliminar as fezes. Logo a pessoa, passa a desenvolver sentimento de exclusão, pois, sente-se muito diferente das outras. Todo ser humano constrói ao longo da vida sua imagem de corpo ideal, se ajustando aos costumes, ao ambiente, a cultura, a sociedade, que atenda às suas próprias necessidades diante do seu próprio conceito - mundo3. A boa imagem corporal, isto é, a ideal, está relacionada à juventude, beleza, vigor, integridade e saúde. No entanto, aqueles que não correspondem a esse conceito de beleza corporal podem experimentar sentimento de rejeição, dificultando a sua aceitação e o retorno nas atividades laborais e até mesmo de lazer4. Conclusão: O cliente experimenta várias reações/sensações com a confecção do estoma, sendo estas também percebidas em seus familiares. Cabe a equipe multiprofissional trabalhar essas sensações e reações, seja por meio de trocas de experiências entre pacientes, orientações, terapia e outros, evitando o retardamento no processo de aceitação do estoma.