Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
THAYANE ROBERTO SIMÕES (Relator)
MARLI TEREZINHA OLIVEIRA VANNUCHI
MARIA DO CARMO LOURENÇO HADDAD
FERNANDA CRISTINA FORTES
LUCIANA PAVAN NOGUEIRA BETTI
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Este estudo é resultado da experiência vivenciada como enfermeira do primeiro ano da Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR. Esta Residência é uma especialização na modalidade Latu Senso com treinamento em serviço e com a finalidade de capacitar o enfermeiro para atuar na área de administração de serviços de enfermagem, através da análise, intervenção e modificação da realidade, sempre levando em conta a complexidade da instituição. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada como enfermeira no primeiro semestre da Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do primeiro semestre em uma unidade de internação de adultos de uma instituição filantrópica. Resultados: A continuidade do aprendizado iniciado durante a graduação, o aperfeiçoamento e a conquista de novas habilidades, faz com que a Residência em Enfermagem, através da aquisição de conhecimentos diários, do contato com a prática e do aprimoramento de novos conhecimentos, transforme a formação do residente em um rico processo para o crescimento profissional. As estratégias pedagógicas problematizadoras utilizadas dentro do processo de formação como as situações problema; relatos da prática profissional; pesquisas bibliográficas para fundamentação das reflexões; sínteses provisórias e definitivas das questões de estudo; encontros reflexivos com enfermeiros e docentes e a elaboração do portfólio reflexivo, e mais, as habilidades indispensáveis à prática em serviço e com a riqueza disponibilizada em campo, fazem com que o ensino-aprendizagem seja conquistado através da parceria entre os serviços de saúde e a academia. Conclusão: A competência, desempenhos, habilidades e as estratégias estabelecidas pelo Programa desta residência tornam a aprendizagem, um processo técnico-científico fundamental e repleto de experiências, mostrando que a construção do agir, saber e fazer em enfermagem é um processo contínuo que deve vir acompanhado de análise, reflexão e avaliação, tornando o residente de enfermagem um profissional competente, confiante e capacitado para atuar na gerência da enfermagem.