Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA CENTRAL DE TRANSPLANTES DE PE
Autores
CRISTIANA BERNARDINO CASTRO (Relator)
RICHARDES DE SOUZA CAÚLA
MARIA CLARA BERNARDINO CASTRO
BRUNA THALINE CAMPOS PALHA
JACKELINE MARIA TAVARES DINIZ
Modalidade Pôster
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Central de Transplantes de Pernambuco (CNCDO/PE), durante o calendário letivo das universidades pernambucanas, elabora o trabalho de extensão universitária, inserindo equipes de estudantes, na sua maioria do curso de enfermagem, em trabalhos educativos de estímulo à doação de órgãos na sociedade e educação continuada de profissionais de saúde em relação a esta temática. A principal meta é o crescimento intelectual em transplantologia destes estudantes, oferecendo o conhecimento através de vivências, as quais fomentarão bases educativas para que se tornem profissionais mais sensibilizados para o bom funcionamento dos ciclos de trabalhos que envolvem os transplantes de órgão e tecidos no estado. O objetivo é relatar a experiência destes, através da divulgação das estratégias utilizadas para fomentar o crescimento intelectual e expressar as vantagens captadas, primando pela enfermagem ética, científica e empreendedora. Método: Cada aluno que participa na realização de ações que incluem: educação e saúde, relacionadas ao processo da doação e transplantes de órgãos e tecidos através de palestras e dinâmicas com profissionais da saúde; desenvolvimento de eventos educativos em instituições e abordagem social por meio de campanhas de estímulo a doação de órgãos; produção científica, com participação em congressos e eventos científicos, além de consultorias diretas a diversos profissionais de saúde in loco. Percebe-se que os alunos têm boa receptividade na abordagem aos profissionais que trabalham nos hospitais onde mais abrem o protocolo de morte encefálica e notificam à CNCDO/PE, pois, após a abordagem dos estudantes, as equipes multiprofissionais agregam ainda mais subsídios aos seus conhecimentos e reafirmam suas práticas. Portanto, esta experiência vem formando profissionais de saúde em Pernambuco com foco diferenciado na assistência em transplantologia, oferecendo a sociedade brasileira, maior qualidade de atendimento aos pacientes que aguardam por transplantes em todo território nacional. Acreditamos que o sucesso desta atividade comprova a necessidade da inserção da temática nas grades curriculares dos cursos da saúde, formando em grande escala equipes transplantadoras que atuem na educação, orientação, consultoria e captação para o máximo aproveitamento de órgãos e tecidos e minimização dos elevados números que ilustram as filas dos indivíduos que esperam por um transplante.