Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título CONTRIBUIÇÃO DO INTERNATO RURAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO– RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS
Autores
ALESSANDRA CARVALHO PASSOS DOS REIS (Relator)
ANNE CAROLINE SAMPAIO SOARES
AMANDA CARDELIS LINS
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Trata-se de relato de experiência vivenciada durante o desenvolvimento das atividades do Internato Rural no município de Benjamin Constant-AM, no período de agosto a outubro de 2009. O módulo Internato Rural está incluído na estrutura da disciplina Estágio Curricular II do Curso de Enfermagem da Universidade federal do Amazonas (UFAM). O Internato Rural tem como finalidade contribuir para a formação dos acadêmicos de Enfermagem a fim de capacitá-los a atuarem na atenção primária à saúde, através de ações voltadas para a assistência em saúde, educação e prevenção, levando-os a vivenciar experiências reais e a atuar de acordo com as maiores necessidades de saúde nos municípios da nossa imensa região Amazônica, sendo a comunidade a maior beneficiada. As atividades desenvolvidas tiveram como principio básico a Promoção de Saúde através da atenção primária e puderam ser realizadas no município de Benjamin Constant através das mais variadas metodologias como: atividades educativas, consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde, apresentações na rádio local, visitas institucionais e domiciliares, a fim de despertar uma participação critica na formulação e execução das ações de saúde. Foi possível perceber através desta integração ensino-serviço que é necessário olharmos um pouco para fora das instituições de saúde (hospitais, maternidades, unidades básicas de saúde) e reconhecermos que a maioria da população interiorana do vasto Amazonas, perece por deficiência na atenção básica ou primária. Essa forma de vivência possibilita aos acadêmicos desenvolverem habilidades e competências necessárias para intervir no processo saúde – doença junto às comunidades, segundo os pressupostos do Sistema Único de Saúde. A disciplina integra o ensino à realidade da população rural e à experiência dos serviços de Saúde Pública dos Municípios envolvidos. Considera-se que o internato rural contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos problemas de saúde, englobando o processo de ensino, produção do saber e a aplicação do mesmo na solução de problemas.