Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA NO CUIDADO DOMICILIAR
Autores
ANA BARBARA HOFFMANN CORREA (Relator)
MARIA RIBEIRO LACERDA
ANA PAULA HERMANN
JULIANA JULIMEIRE CUNHA
PAMELLA NAIANA DIAS DOS SANTOS
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Pesquisa

Resumo
A transformação do perfil populacional acarretou contenção de custos com decorrente redução de leitos hospitalares e a necessidade de melhoria da atenção básica, com destaque à Estratégia de Saúde da Família (ESF), que tem o cuidado domiciliar (CD) como uma de suas propostas. O CD é o cuidado prestado no domicílio por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar ao paciente e seus familiares. Para que esse cuidado seja efetivado, os profissionais de saúde devem estar aptos a atuar nesta área, por se tratar de um campo de atuação crescente e que exige dos profissionais um olhar diferenciado. Assim, os objetivos desta pesquisa são: interpretar como o cuidado domiciliar é ensinado/aprendido/vivenciado nas aulas teóricas, práticas e estágios no curso de graduação em Odontologia de uma universidade pública do sul do país e desenvolver um modelo teórico que contemple essa vivência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como método de investigação a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada baseada num roteiro de perguntas iniciais que foram modificados no decorrer da pesquisa a partir da análise dos dados, de acordo com o método proposto. A pesquisa tem dois grupos amostrais: um composto pelos acadêmicos do último período do curso de Odontologia e o outro, pelos docentes que ministram disciplinas co-relacionadas ao conteúdo e práticas de cuidado domiciliar neste curso. A análise de dados consistiu na codificação aberta, axial e seletiva. Este estudo respeitou os princípios éticos estabelecidos para as pesquisas realizadas com seres humanos. Percebe-se que os acadêmicos de odontologia possuem o conteúdo de visita domiciliar e que a partir dele e de orientações recebidas antes de irem ao domicílio têm experiência prática de visitas domiciliares, que são discutidas na seqüência e faz-se um trabalho referente à esta prática. Os docentes destacam a contribuição da vivência do cuidado domiciliar na formação profissional e pessoal do acadêmico ao possibilitar que entrem em contato com o paciente e seus familiares no interior do seu domicílio e assim percebam o contexto em que estão inseridos. No entanto, nem todos os acadêmicos se sentem preparados para se inserirem no mercado de trabalho nessa área.