Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título ENSINO DE ÉTICA E A BIOÉTICA: A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autores
ANA HELOISA CAMPOS FRANCISCO (Relator)
VANESSA THAIS DE MEDEIROS QUEIROZ
DARLENNE CHIANCA DE MOURA
JOÃO MÁRIO PESSOA JÚNIOR
RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
No geral, os seres humanos são livres e costumam agir mediante seus instintos, impulsos e desejos; embora, reconheça-se que o convívio em sociedade traz determinadas implicações sobre a conduta das pessoas, onde o agir ético perpassa a adoção de normas e valores necessários. Nesse contexto, o ensino de ética e bioética vem se fazendo presente entre os cursos de graduação no Brasil, especialmente na área de saúde. Nos cursos de Graduação em Enfermagem a disciplina de ética e bioética ganha destaque como precursora no campo das reflexões e debate que envolve esse campo de estudo. Mediante essa percepção, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece aos seus discentes de Enfermagem, através da disciplina Ética e Bioética, a oportunidade de conhecer os princípios éticos da profissão no 4º período da graduação. A disciplina objetiva dar suporte para a compreensão do caráter bioético sócio-histórico da ética e da moral; discorrer sobre o conceito da ética e da bioética; discutir a ética como formadora de cidadãos e profissionais; discutir o cuidar do ser humano a luz dos princípios éticos/bioéticos e, debater sobre os princípios fundamentais contidos no código de ética dos profissionais de enfermagem.Desse modo, o presente trabalho objetiva descrever as experiências de discentes de enfermagem na disciplina de Ética e Bioética no curso de graduação em Enfermagem.O estudo caracteriza-se como relato de experiência vivido por acadêmicos de enfermagem da UFRN durante o período letivo de 2011.1. A disciplina Ética e Bioética vêm instigando os estudantes para a compreensão sobre os aspectos éticos e bioéticos que circundam a profissão, assim como da vida em sociedade. Além disso, contou com a participação ativa de todos os alunos, o que contribui para a compreensão e reflexão dos discentes a cerca dos assuntos abordados. A metodologia da abordagem detém diversos aspectos pedagógicos, tais como: estudos em grupo, seminários, debates, leitura e discussão em sala de aula com a utilização de poesias, filmes, músicas, jornais, revistas, além da aula expositiva. A disciplina trouxe um olhar crítico e reflexivo para formação de futuros profissionais de enfermagem, que buscarão trabalhar de forma respeitosa, promover uma saúde de qualidade a toda população de uma forma ética e humanizada.