Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO DESENVOLVIMENTO DA MONITORIA
Autores
SCHEILA MAI (Relator)
JÉSSICA TOLDO
SILVIA FÁTIMA FERRABOLI
KICIOSAN DA SILVA BERNARDI GALLI
Modalidade Pôster
Área Empreendedorismo
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução:O trabalho de monitoria pode ser compreendido como uma atividade de apoio discente ao processo de ensino-aprendizagem, ou ainda como uma possibilidade de iniciação à docência. Tem como compromisso o apoio docente auxiliando na produção de material didático e na organização e auxilio em aulas praticas. Na assistência ao discente, desenvolvendo atividades complementares teóricas e práticas, produzindo simulados, participando de grupos de estudo, esclarecendo duvidas e possibilitando aos acadêmicos um maior acesso aos laboratórios, estimulando assim o desenvolvimento de habilidades no manuseio de equipamentos e materiais que serão utilizados na atividade profissional. Objetivo:Relatar experiências vividas nas atividades desenvolvidas nas monitorias das disciplinas Anatomia, Histologia e Imunologia no Curso de Enfermagem da UDESC.Metodologia:São utilizados recursos pedagógicos para o auxilio ao docente tanto no laboratório,na realização das aulas práticas, quanto organização dos equipamentos e materiais para as aulas. Reuniões com professor orientador para planejamento de ações. Elaboração e aplicação de simulados do conteúdo teórico e prático. Confecção de material didático, como: maquetes, atlas, slides e cartazes. Encontro com os discentes para esclarecimento de dúvidas.Exercícios de repetição no manuseio de maquetes, peças anatômicas conservadas em formol e equipamentos laboratoriais. Orientações de manejo e técnicas laboratoriais, aos visitantes de ensino médio e profissionalizante. Estudos bibliográficos para o aperfeiçoamento do monitor.Resultados:O programa de monitoria destas disciplinas atendeu em média noventa acadêmicos semestralmente. Possibilitou um melhor desempenho nas disciplinas e reduziu o índice de reprovações, relatado pelos estudantes através de entrevista.Conclusão:Os resultados alcançados evidenciam a importância e a relevância da atuação do monitor pela disponibilidade de atender ao discente em horários extraclasse, proporcionando maiores possibilidades de estudo e aprofundamento no conhecimento da disciplina e contribuindo para o exercício da docência. O desempenho da monitoria, além de ser um estímulo que exige compromisso e responsabilidade, adiciona uma grande bagagem de conhecimento científico, intelectual e experiência social do monitor, melhorando sua capacidade de comunicação e ampliando as relações interpessoais. Também se torna um privilégio ao auxiliar os acadêmicos na apreensão e produção de conhecimentos.