Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A REALIDADE DA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NO CUIDADO DOMICILIAR
Autores
PÂMELLA NAIANA DIAS SANTOS (Relator)
MARIA RIBEIRO LACERDA
ANA PAULA HERMANN
ANA BARBARA HOFFMANN CORREA
JULIANA JULIMEIRE CUNHA
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Pesquisa

Resumo
O cuidado domiciliar se apresenta como estratégia de ampliação da integralidade na atenção à saúde e aponta para uma reorganização do trabalho em consonância com a Atenção Básica de Saúde e o Sistema de Saúde brasileiro. Seu foco de atenção é o indivíduo e a sua família em cenários e contextos peculiares, o que exige dos profissionais habilidades para compreender as particularidades de cada situação. Assim, a formação acadêmica direcionada ao cuidado domiciliar deve considerar suas especificidades e proporcionar o desenvolvimento de competências ampliadas nos acadêmicos, que os levem a novas formas de abordagem, além de identificar a percepção de mundo vivido pela clientela de modo a reforçar a atenção primária à saúde. Assim, os objetivos desta pesquisa são: interpretar como o cuidado domiciliar é ensinado/aprendido/vivenciado nas aulas teóricas, práticas e estágios no curso de graduação em Terapia Ocupacional de uma universidade pública do sul do país e desenvolver um modelo teórico que contemple essa vivência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza como método de investigação a Teoria Fundamentada nos Dados, tipo de pesquisa que constrói teoria, pois identifica, desenvolve e relaciona conceitos a partir dos dados. O primeiro grupo amostral foi composto por acadêmicos do último ano da graduação em Terapia Ocupacional da instituição pesquisada e o segundo foi formado por docentes que ministram disciplinas co-relacionadas ao conteúdo e práticas de cuidado domiciliar. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e a análise consistiu na codificação aberta, axial e seletiva. Este estudo respeitou os princípios éticos estabelecidos para as pesquisas realizadas com seres humanos. Verificou-se que os acadêmicos de Terapia Ocupacional têm conteúdo de cuidado domiciliar em diferentes disciplinas e que o processo de ensino/aprendizagem ocorre por meio de aulas teóricas e práticas a partir do desenvolvimento de trabalhos e simulações de cuidado domiciliar em sala de aula. Ao abordar o ensino do cuidado domiciliar, os docentes consideram o contexto domiciliar, domicílio, família e o cuidador. Após vivenciarem estágios de observação, discentes e docentes realizam atendimentos domiciliares e desenvolvem ações de terapia ocupacional que promovam a independência do paciente, incluindo intervenções no domicílio e orientações ao cuidador. Os acadêmicos relatam sentirem-se preparados para ingressarem no mercado de trabalho nessa área.