Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título (RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: A VISITA DOMICILIAR NA VISÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM
Autores
PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA (Relator)
PATRÍCIA ONOFRE SOUZA
RAQUEL RIBEIRO DE CASTRO
CARLA DAIANE COSTA DUTRA
VERONICA FERREIRA DE SOUZA FERNANDES
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
A Visita Domiciliar (VD) mostra-se como instrumento efetivo para o processo ensino-aprendizagem, que aproxima os alunos da realidade socioeconômica, cultural e sanitária da população e oportuniza a construção do conhecimento em locais onde efetivamente acontecem as ações de saúde. Constitui uma modalidade de atenção à saúde, prestada ao indivíduo e a sua família, em suas residências, visando promover, manter ou restaurar sua saúde. O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência vivenciada pelos discentes de Enfermagem, bolsistas do PET-Saúde, durante a realização de VD, resultante da execução de uma Oficina sobre Visita Domiciliar, no período de maio a junho de 2010, em uma USF em Itabuna-BA. A oficina foi realizada em três etapas: na primeira abordou-se conceitos e orientações para planejamento e implementação de uma VD; na segunda etapa formaram-se três grupos e cada grupo realizou duas VD; na ultima etapa foram desenvolvidas atividades lúdicas e os participantes puderam relatar suas percepções sobre a oficina e as visitas. A experiência vivenciada proporcionou aos discentes uma articulação e ampliação do conteúdo teórico obtido na Universidade através da sua inserção na realidade da comunidade em questão. Pôde-se ainda perceber que a VD é um elo entre o profissional e o usuário, minimizando a distancia entre este e os serviços de saúde, situação evidenciada durante as visitas aos idosos acamados e impossibilitados de ter acesso aos serviços de saúde. Para isso, também se faz necessário a presença de equipe multiprofissional na realização das VD, a fim de ampliar suas percepções para a compreensão das verdadeiras necessidades do usuário e sua família. O roteiro prévio, o relatório final e os tipos de visitas foram aspectos colocados pela oficina que eram desconhecidos por mais da metade dos participantes, inclusive pelos discentes que realizaram a oficina. Estes perceberam, ainda, a importância da observação, do diálogo e da história de vida dos pacientes visitados para dignificação do cuidado ao usuário. É por meio de experiências como esta que a educação pelo trabalho se concretiza, tornando o processo de ensino aprendizagem cada vez mais estimulante não só para o aluno, quanto para o profissional, permitindo que os discentes façam uma abordagem crítica do Sistema de Saúde vigente e sintam-se capazes de exercer futuramente seu papel profissional visando uma melhor qualidade na atenção à comunidade.