Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título ACIDENTES DE TRABALHO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
LIVIA AZEVEDO BAHIA (Relator)
CARMEM FERNANDES ALVES
KAREN RAMOS BARIFOUSE RAMADA
KELLY MESSIAS MARTINS
NATALIA GONÇALVES MATEUS
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
Acidente de trabalho constitui um evento súbito que ocorre quando o trabalhador está a serviço (in)direto para a empresa ou no translado residência/trabalho/residência, desencadeando incapacidade parcial ou total, definitiva ou temporária do trabalhador para as atividades laborais, quer tenha ou não vínculo empregatício. Em relação aos trabalhadores da área de saúde há uma peculiaridade no que diz respeito ao processo laboral, por estes, além de se exporem aos riscos já identificados em outras áreas laborais (químicos, físicos e ergonômicos) expõem-se aos riscos de origem biológica. Os acidentes de trabalho devem ser notificados de forma compulsória em comunicados próprios denominados de Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), segundo a Lei nº 8.213/91; E notificados ao Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) conforme a Portaria nº 777/GM, de 28/04/2004. O estudo tem como objetivo socializar a experiência de acompanhamento de acidentes de trabalho por profissionais da saúde dentro de um Hospital Universitário (HU). Trata-se de um relato de experiência baseado na vivência e na observação da atuação da equipe de enfermagem e outros profissionais diante de profissionais que se acidentaram em situações internas de um HU localizado no Rio de Janeiro. Ao presenciarmos um acidente de trabalho com profissionais de saúde percebemos a dificuldade e preconceitos atrelados a notificação do acidente, quer este por parte do profissional acidentado com receio de se expor e de ser demitido ou por parte de quem atende o acidente pelo próprio descaso ou banalização. Ao acompanhar esses profissionais acidentados, evidenciamos que a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é atuante durante todas as etapas do atendimento, orientando como proceder nos diversos acidentes, esclarecendo sobre a coleta de material para testes-rápidos e outros exames, divulgando informações sobre utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros. Percebe-se que os profissionais de saúde ainda temem os registros aos acidentes de trabalho por motivos já mencionados. O acompanhamento de acidentes de trabalho nos fez perceber a real necessidade de divulgação de informações sobre o tema e sobre a utilização correta de EPI. Os profissionais precisam ter conhecimento sobre o que fazer e quem procurar ao ocorrer um acidente, além da consciência da importância dos registros (SINAN/ CAT) que são a única forma legal de comprovar o acidente de trabalho.