Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Autores
NOELI MARIA RODRIGUES ALVES SANTOS HACK (Relator)
ALEXA APARECIDA LARA MARCHIORATO
ALESSANDRA APARECIDA DELGADO OFSIANY
PATRÍCIA MACHADO VEIGA
IVETE PALMIRA SANSON ZAGONEL
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Relato de experiência com o objetivo de socializar a vivência da implantação da disciplina de responsabilidade social no Curso Técnico em Enfermagem de instituição particular de Curitiba-PR. A justificativa surgiu da percepção das implicações da reforma curricular, na busca de um profissional crítico e reflexivo. A inserção desta disciplina possibilitou a compreensão de valores, como respeito, dignidade, crenças no cuidado ao ser humano. A visão da integralidade e abrangência do cuidado implica em investir na formação dos Técnicos em Enfermagem de forma a viabilizar as ações cuidativas. A responsabilidade social é entendida como um conjunto de ações que contribuem para que se faça um mundo melhor através da construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Este conceito é genérico e abrange qualquer setor da sociedade, porém o que tratamos neste relato é a articulação deste conceito na saúde, mais especificamente no cuidado ao ser humano desempenhados pelos Técnicos em Enfermagem. Considera-se que não basta apenas transmitir novos conhecimentos, pois o acúmulo de saberes técnicos é apenas um dos aspectos para a transformação das práticas e não o seu foco central. A inclusão desta disciplina no currículo do Curso Técnico em Enfermagem possibilitou discussões sobre os conteúdos a serem contemplados, entendendo que deveriam ser determinados a partir da observação dos problemas que ocorrem no dia-a-dia do trabalho e que precisam ser solucionados para que os serviços prestados ganhem qualidade e os usuários fiquem satisfeitos com a atenção prestada. Esta disciplina possibilitou aos alunos Técnicos em Enfermagem, muito mais do que simples conhecimento teórico. Revelou um mundo de possibilidades e um olhar diferenciado ao próximo. Uma ajuda que transcende valores materiais, pois tem sua base no respeito, na solidariedade, na sensibilidade, na suportabilidade, no limite, na ousadia, na ética e no caráter. Os alunos se apropriam de um saber real, numa prática de responsabilidade com a sociedade, com o meio ambiente e com a vida. Conclui-se que cabe às instituições de ensino exercer um papel fundamental na construção das novas dimensões da sociedade buscando transmitir valores e transformar as pessoas em cidadãos conscientes e éticos. Estes preceitos oferecidos por instituições de ensino podem transformar vidas e essas ações fazem a diferença nos futuros profissionais e unem a satisfação do dever cumprido com o compromisso da responsabilidade social.