Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título PET-SAÚDE: ESPAÇO PARA APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO E FORMAÇÃO ÉTICA
Autores
TALITA NARA CAMPOS FERNANDES (Relator)
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA COSTA
DARLENNE CHIANCA DE MOURA
VANESSA THAÍS DE MEDEIROS QUEIROZ
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), em implementação no Brasil desde 2005. O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e foi criado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada enquanto monitor do PET-Saúde na Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), mediante a oportunidade de envolver-se em um projeto que integra pesquisa, monitoria e extensão. Metodologia: Trata-se de um trabalho do tipo relato de experiência, desenvolvido na área adscrita da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Guarapes, zona oeste da cidade de Natal/RN. As atividades foram realizadas sob supervisão de um preceptor de referência. As práticas ocorreram através de visitas domiciliares e pesquisa-ação. Resultados: Realizou-se atividades acadêmicas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Elegeu-se como meta trabalhar com a população idosa, para tanto observou-se a necessidade de aplicação de um questionário sobre satisfação de vida e outro para a construção de um perfil epidemiológico. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Básica, através do acompanhamento de diferentes atividades na área de abrangência da UBS de escolha e percebeu-se os aspectos mais relevantes do processo de trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito, ética e cidadania, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. Conclusões: A participação como monitor possibilitou a experiência de contribuir ativamente na realização de atividades que buscaram a promoção à saúde e a melhoria da qualidade de vida dessa população, bem como colaborou para a excelência da formação acadêmica profissional. Por fim, ressalta-se o papel dos acadêmicos, enquanto protagonistas de saúde, vislumbrando a possibilidade de romper barreiras e dificuldades de interagir com a comunidade, fato que permitirá a formação de um futuro profissional ético e comprometido com a saúde da população.