Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título SALA DE SITUAÇÃO: IMPORTANTE INSTRUMENTO DE GESTÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
Autores
TALITA NARA CAMPOS FERNANDES (Relator)
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA COSTA
DARLENNE CHIANCA DE MOURA
VANESSA THAÍS DE MEDEIROS QUEIROZ
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A disciplina “Programa de Educação Tutorial - POTI” do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN pretende captar, interpretar e intervir na realidade de saúde; produzir conhecimentos e utilizar a vigilância à saúde como instrumento do processo de produção dos serviços de saúde. Em face dessa proposta, um plano de intervenção coletiva foi desenvolvido, envolvendo docentes, discentes e profissionais da Equipe de Saúde da Família - ESF do Bairro Vale Dourado em Natal/RN, através do qual foi construída a sala de situação no território de abrangência desta ESF. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da UFRN, por meio de uma intervenção em saúde na atenção básica, realizada na disciplina POTI. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, onde utilizou-se a metodologia da Sala de Situação na referida ESF no período de Fevereiro a junho de 2010. Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a referida metodologia, visando subsidiar a implantação e as discussões entre os alunos, tutor e profissionais do serviço. Posteriormente realizou-se às atividades de captação das informações sobre a realidade física e geográfica do bairro e os dados contidos nas Fichas A e SSA2, para conhecer o diagnóstico de saúde da população adscrita. Resultados: Realizou-se uma capacitação dos profissionais quanto a temática e um diagnóstico das dificuldades e necessidades da realidade local, fato que foi facilitado por intermédio da inserção dos alunos na Unidade. Posteriormente foi realizado o estudo e a eleição dos possíveis indicadores de saúde que subsidiariam a construção da sala de situação. É preciso revelar que os profissionais participaram ativamente deste processo, contribuindo e refletindo na sua construção. Ressalta-se que a proposta seria incentivar que eles aderissem ao hábito da construção e implantação da sala de situação na Unidade de Saúde, e não realizar este trabalho por eles. Este contato com a realidade possibilitou a aproximação dos discentes com os serviços de saúde da atenção básica, a compreensão das necessidades sociais e sanitárias da comunidade e vivenciar os desafios enfrentados pela ESF na operacionalização do trabalho coletivo em saúde. Conclusão: Constou-se que o instrumento construído coletivamente permitiu subsidiar o trabalho da equipe na elaboração do planejamento e no monitoramento das ações realizadas, buscando a transformação da realidade de saúde local.