Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título VIVÊNCIA DE ALUNOS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DOMICILIAR HUMANIZADO
Autores
ELAINE DUARTE RODRIGUES (Relator)
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA COSTA
MILENY SOUZA ONOFRE
MOIZIARA XAVIER BEZERRA
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: Na atualidade os serviços públicos de saúde são questionados pela sociedade que os caracteriza como ineficientes para suprir as necessidades da população. Diante desse contexto, destacamos o trabalho desenvolvido na Unidade Mista de Felipe Camarão de Natal/RN, onde é possível evidenciar as inúmeras atividades realizadas pelos profissionais da saúde com o propósito de garantir uma boa qualidade de vida aos moradores do bairro. Esse relato de experiência refere-se à vivência dos alunos de iniciação científica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integrantes da disciplina Saúde e Cidadania, no cotidiano da Unidade Mista de Felipe Camarão, observando o trabalho dos profissionais de saúde. O objetivo do trabalho é descrever e refletir sobre a experiência vivenciada dos alunos no contexto da relação com os pacientes que necessitam de um acompanhamento domiciliar, atentando para a prática profissional dos alunos na busca pela qualidade da assistência humanizada. Metodologia: Ao adotarmos uma abordagem qualitativa de análise, utilizando a técnica da observação, verificamos que, a inserção de alunos de iniciação científica nos serviços de saúde é capaz de proporcionar o amadurecimento humano e estímulo à adoção de um ensino que valorize a igualdade, a qualidade da assistência, a eficiência e relevância do trabalho em saúde. Resultados: Colocar os alunos frente a uma realidade que, até então, não fazia parte de seu mundo, oportunizando a prática, consiste num modelo de educação que contribui de forma positiva na formação de profissionais capazes de priorizar o processo de humanização. Os futuros profissionais são, dessa forma, afastados de uma possível visão tecnicista que poderia vir a se desenvolver devido a um aprendizado puramente teórico, estimulando-os a recuperar a dimensão essencial do cuidado: a relação entre seres humanos. Além disso, o tratamento humanizado também ajuda a desmistificar a visão da comunidade em relação à qualidade dos serviços públicos de saúde. Conclusão: Diante do exposto, concluímos que tal experiência foi capaz de nos orientar sobre a importância da humanização no resgate do respeito à vida humana, independente das circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas, permitindo formular novas visões de mundo, de modo que serviu como base para a reflexão e o aprendizado para nós na condição de seres humanos e de futuros profissionais de saúde.