Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A ABORDAGEM DA ÉTICA NA PERSPECTIVA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
Autores
MARIA DO SOCORRO QUEIROZ DE MELO (Relator)
CLAUDIA SANTOS MARTINIANO
HOANNA MAYARA SANTOS ALVES
JAMILLA BRITO DE OLIVEIRA SILVA
PATRÍCIA REGINA CARDOSO DE ALMEIDA
Modalidade Pôster
Área Ética e legislação em enfermagem
Tipo Pesquisa

Resumo
O princípio ético é uma abordagem indispensável na formulação de currículos para todos os cursos de graduação em saúde. Nos últimos anos, uma das orientações mais importantes na construção dos currículos para os profissionais de enfermagem são as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, que são normas gerais para as Instituições de Ensino Superior com a finalidade de nortear a elaboração dos currículos e o perfil do profissional egresso. O objetivo é verificar como a ética é abordada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Enfermagem, sendo esta analisada na perspectiva não apenas de conteúdo curricular, mas também no âmbito de competência de cada indivíduo. A metodologia utilizada foi o estudo documental a partir da Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001 e revisão de literaturas sobre a temática da ética relacionada à elaboração e implantação dos currículos de enfermagem. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, o aluno deve ser preparado para se tornar um profissional capaz de exercer suas atividades baseados nos princípios éticos, o que faz necessário que estes currículos aprimorem a abordagem do ensino e aprendizagem da ética, dando igual relevância aos valores de cada indivíduo e tornando-o capaz de atuar com cidadania de maneira ética, visando manter o bem estar do individuo e os valores da profissão, sendo assim percebe-se que as diretrizes curriculares propõem conteúdos como as Ciências Humanas e Sociais, visto que estas abordam a relação social além da cientificidade. Sabe-se que os estudantes são cidadãos em formação, com ideais e saberes a serem construídos, portanto se torna essencial o incentivo a valorização da ética, numa busca constante de um ensino humanístico voltado para a solidariedade e a cidadania.