Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título A (RE)ORIENTAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE FUNDAMENTADO NA ESTRATÉGIA DO ACOLHIMENTO
Autores
FABIANA SANTOS DOS ANJOS (Relator)
LEONARDO PEIXOTO PEREIRA
RANIERE RODRIGUES DA SILVA
DANDARA ANDRADE DE SANTANA
ROBERTA CAROZO TORRES
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Pesquisa

Resumo
Acolher em saúde trata-se de uma ação de aproximação, e se traduz eticamente em compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, suas dores, suas alegrias, seus modos de viver, sentir e estar. Traz para as relações e os encontros do dia-a-dia a contribuição para a dignificação da vida e do viver. O Acolhimento e o vínculo dependem do modo de produção do trabalho em saúde. O acolhimento possibilita regular o acesso por meio da oferta de ações e serviços mais adequados, contribuindo para a satisfação do cliente e estimulando a autonomia e a cidadania, promovendo sua participação durante a prestação de serviço. Diante do exposto, a pesquisa teve por objetivo discutir a prática do acolhimento como estratégia de (re)orientação do processo de trabalho em saúde. Tratou-se de uma revisão de literatura das bases de dados SCIELO, BIREME e LILACS entre os anos 2000 a 2010. Os resultados obtidos revelam que o acolhimento, enquanto diretriz operacional propõe inverter a lógica da organização e do funcionamento do serviço de saúde, e que este seja organizado de forma centrada no usuário. Alguns autores defendem o acolhimento como dispositivo para interrogar processos intercessores que constroem relações nas práticas de saúde, buscando a produção da responsabilização clínica e sanitária e a intervenção resolutiva, reconhecendo que, sem acolher e vincular, não há produção dessa responsabilização. A capacitação dos profissionais é destacada como um dos mecanismos necessários à superação das dificuldades, o que demonstra as deficiências da estrutura dos serviços para acolher. Assim, o processo de trabalho deve ser acordado entre os membros da equipe, definindo-se campo e núcleo de competência de cada profissional, com o objetivo de acolher e produzir vínculo com os usuários. Deste modo, é possível inferir que a consolidação da implantação do acolhimento demanda que os agentes do trabalho em saúde sejam atendidos em suas necessidades de educação permanente, supervisão e apoio institucional a fim de que o trabalho que realizem seja qualificado. Tal prática sinaliza a (re)orientação do processo de trabalho em saúde, fomentando a melhoria na qualidade da assistência.