Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM REFLETINDO SOBRE A AUTONOMIA DO ENFERMEIRO ATRAVÉS DA AUDITORIA
Autores
LETÍCIA FIGUEIREDO DA MATA RODRIGUES (Relator)
LAÍS DE OLIVEIRA CORRÊA
ANA PAULA SOUZA ABINADER
JANE LÚCIA DE PAULA ALCANTARA DA COSTA
MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO
Modalidade Pôster
Área Empreendedorismo
Tipo Pesquisa

Resumo
Quando falamos em auditoria em enfermagem, de imediato pode formar-se em nossas mentes um imaginário de que o enfermeiro vem ao longo de sua história realizando um marketing profissional fortalecido pelas suas ações funcionais de autodisciplina. Na área da saúde, a auditoria surge pela primeira vez no estudo realizado por Ward, em 1918, no qual foi verificada a qualidade da assistência médica prestada ao paciente por meio dos registros em prontuário. Diante disso, o objetivo deste estudo é levar os acadêmicos de enfermagem a refletir sobre a autonomia do enfermeiro na auditoria. A busca da compreensão de como o enfermeiro auditor encara a sua autonomia no exercício de sua profissão tendo-a como um método de conquista, justifica a escolha de um estudo exploratório, descritivo e bibliográfico com abordagem qualitativa. No processo de elaboração desse estudo, estabeleceu-se o recorte temporal para a coleta de dados que foi de quatro anos (2006 – 2010). Foi realizada a leitura seletiva e crítica após o último refinamento desses processos com análise temática, na intenção de se compreender sobre a afirmação dos autores. A partir da categorização dos dados, surgiram as seguintes categorias temáticas: 1- Entendendo a autonomia profissional como um atributo e também uma conquista, que segundo (Bocchi, 2008) a autonomia é entendida como algo inerente ao indivíduo, havendo pessoas que demonstram serem mais autônomas do que outras. O manter-se suscetível e com humildade ao aprendizado constante e o reconhecimento das próprias limitações propiciam ganhos à autonomia profissional. 2- Auditoria de enfermagem como método de conquista na assistência. Para Faraco, 2006 a auditoria pode ser considerada um elemento essencial para mensurar a qualidade da assistência de Enfermagem, oferecendo subsídios aos profissionais para reorientar suas atividades, estimulando a reflexão individual e coletiva e nortear o processo de educação permanente. Considerando que ser um enfermeiro auditor é de grande contribuição para o crescimento profissional do mesmo, visto que através da auditoria conquista-se a autonomia em enfermagem, entendemos, porém, que é o momento para reflexão sobre a responsabilidade que as instituições de ensino têm em formar e lançar no mercado de trabalho, profissional para desempenhar função de auditor nos serviços de enfermagem e saúde, que sejam comprometidos com o desenvolvimento de pessoas como forma de fortalecer os objetivos das organizações.