Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO
Autores
RAFAEL GUERRA DE AQUINO (Relator)
ANDRÉIA MURA PERES
SANDRA RENATA JORGE DE AQUINO
MARIA SILVIA DE MORAIS
Modalidade Pôster
Área Empreendedorismo
Tipo Monografia

Resumo
O presente estudo parte do pressuposto de que os profissionais da área de saúde são atores do processo de trabalho e, portanto, capazes de transformar a realidade por meio da reflexão concreta das práticas cotidianas e ação sobre as mesmas, nesse sentido tem-se a educação permanente em saúde como a principal estratégia, pois educar de forma permanente é uma diretriz qualificadora da gestão e da assistência em saúde, e os resultados poderão trazer benefícios para a organização e seus servidores, bem como melhorias na assistência à clientela do SUS. Na educação permanente a aprendizagem é significativa, pois, leva em consideração a vivência dos profissionais, por meio da utilização de conhecimentos já existentes, que, nem sempre são aplicados nas suas práticas. Temos como objetivo neste trabalho identificar e caracterizar por meio da literatura a educação permanente em saúde: definições e conceitos, história, importância para a consolidação do SUS e as possibilidades de transformação das práticas dos serviços de saúde que as atividades de Educação Permanente podem determinar. Trata-se de um estudo descritivo, realizado a partir de uma revisão de literatura que buscou referências bibliográficas na área de Educação Permanente em Saúde, contextualizando os aspectos conceituais, históricos e sociais presentes na temática. Entendemos que a estratégia de Educação Permanente em Saúde possibilita transformações concretas na realidade das práticas dos serviços de saúde por envolver todos os atores do processo, gestores, trabalhadores e usuários e partir da resolução de problemas do cotidiano dos serviços.