Anais - 14º CBCENF

Resumos

Título OS SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS A AIDS E DST’S POR ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
CINTHIA FILGUEIRA MACIEL MENDES (Relator)
JÉFERSON SANTOS ARAUJO
LAÍS FERREIRA RODRIGUES
FERNANDA FURTADO DA PAZ
CAMILA DA COSTA NAHUM
Modalidade Pôster
Área A enfermagem e o terceiro setor
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência e a fase de descobertas do ser humano, onde o individuo, por influências sociais, necessita ser aceito em grupo ao qual se identifica. Para essa aceitação muitos iniciam o consumo de álcool, drogas e conseqüentemente a prática sexual. OBJETIVO: Objetivamos descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no cuidar a um adolescente com significados diferenciados para a infecção por DST’s. Para o estudo, foram consultadas bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde que abordassem a temática DST na adolescência. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo relato de experiência o qual utiliza como abordagem metodológica os pressupostos da pesquisa qualitativa. RESULTADOS: Durante analise dos dados emergiram duas unidades temáticas: 1 - Conhecendo mitos de um jovem sobre a relação sexual e a DST: o adolescente, mesmo sabendo todos os riscos da relação sexual associada à variabilidade de parceiros, no momento inusitado do ato sexual supera as dúvidas, acreditando ser invulnerável, se expondo, então, a riscos sem prever conseqüências do sexo sem proteção, e, ao adquirir uma DST, esse jovem sente-se culpado pela falta de cuidado e preocupado em saber se a Doença Sexualmente Transmissível (DST) que adquiriu tem cura, fazendo uma análise tardia de que a DST poderia ter sido evitada; 2 - O enfermeiro e a educação em saúde esclarecendo mitos: os jovens têm um conceito relativo sobre AIDS e DST’s, embora careçam de uma educação mais efetiva quanto às doenças e ao sexo seguro, tendo em vista a necessidade da aquisição destes conhecimentos e habilidades para garantir mudança de comportamento. Cabe, então, ao enfermeiro trabalhar a educação em saúde como uma estratégia de promoção à saúde. CONCLUSÃO: Entendemos que a educação é uma função inerente ao enfermeiro, tratando-se de um processo complexo que envolve numerosos aspectos inerentes ao comunicador, à comunicação e a audiência para que as metas se tornem factíveis e atinjam os objetivos esperados, sendo necessário desenvolver o senso de responsabilidade individual e grupal. Só o desenvolvimento de compromisso com o auto cuidado pode promover mudanças de comportamento entre os adolescentes, uma vez que esse comportamento se baseia em aceitação e não em obrigação.